Publicado em Terça - 24 de Abril de 2012 | por Patricia Furtado*

Opinião Odin Teatret em Mato Grosso: pensar e fazer teatro

O Odin Teatret, grupo dinamarquês fundado por Eugênio Barba em 1964, chegou ao Brasil pela primeira vez em 1978, quando os atores Roberta Carreri e Francis Pardeilhan passaram dois meses em Salvador estudando capoeira e dança dos orixás, convidados pelo Grupo Teatro Livre da Bahia.
Leia mais...

Opinião Arte de Governar os Interesses

Publicado em Segunda - 23 de Abril de 2012 | por Louremebrgue Alves

Governar não é apenas tocar obras, uma vez que a administração pública está sempre às voltas com questões político-partidárias. Particularmente aquelas em que dizem respeito à acomodação dos parceiros.
Leia mais...

Opinião “Virose”: censura estratégica

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012 | por Paulo Zaviasky

É gravíssima a situação da “febre Dengue” em Cuiabá. Mais grave ainda é a situação da população que vive momentos de horror onde jornalistas internacionais fotografam situações piores do que na Etiópia. 
Leia mais...

Opinião Nível (ou falta de...)

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012 | por Eduardo Mahon

A propósito do duelo particular entre os Ministros Joaquim Barbosa e Cézar Peluso, onde um acusa o outro de inseguro, populista, tirânico, caipira entre outros adjetivos desairosos, o advogado Sérgio Niemeyer relembrou episódio ocorrido na Suprema Corte entre 1909 e 1910. As escaramuças, no entanto, embora ainda mais viscerais, atingiam outro patamar do vernáculo. Em português claro, até o barraco era mais bonito, embora expusesse o Judiciário da mesma forma.
Leia mais...

Opinião Mato Grosso terra de oportunidades

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012 | por Aladir Leite Albuqerque

Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás, ou seja, faça o bem no tempo oportuno, pois poderá ser que depois você também precise. Reparta com sete e ainda se possível com oito, pois não sabes o dia em que lhe faltara.
Leia mais...

Opinião O Entregar Como Estratégia de Barganha

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

“O PSD deixou o staff da administração pública estadual”. Fato raro. “Mais ainda em Mato Grosso”, e, particularmente, em ano eleitoral. Pois, nesta época, a tendência é a de que o maior número de partidos continue próximo de quem tem a chave do cofre e a caneta para as nomeações. Até mesmo para acomodar apaniguados e destinar recursos e/ou obras para suas comunidades.
Leia mais...

Opinião A VIDA COMO ELA É.

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Durante toda a nossa vida, passamos por  um continuar permanente de esforços, que são compostos de altos e baixos em vários sentidos, porém é importante continuar sempre buscando o melhor para nós, e para todos que cruzam os nossos caminhos.
Leia mais...

Opinião Retórica do Barganhar

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Barganhar, no sentido de trocar favores, passou a ser sinônimo de política. Esta, então, ganhou contornos pouco aceitáveis. Isso afasta uma porção de pessoas do próprio espaço do fazer político. Pois este é associado a “corrupção”, a “enriquecimento da noite para o dia” e “privilégio de forma pouco ética”. Daí o mensalão do PT, do DEM e do PSDB, que se junta a toda forma de “merendas” e de “gratificação” distribuído a parlamentares, oferecido pelo chefe do Executivo. 
Leia mais...

Opinião Corrupção, doença incurável?

Publicado em Sábado - 10 de Março de 2012 | por Juacy Silva

No campo da saúde, até há alguns anos, existiam certas doenças que uma vez diagnosticadas o paciente recebia a notícia como uma condenação ‘a morte.
Leia mais...

Opinião Mulher, a multiplicidade em pessoa

Publicado em Quinta - 08 de Março de 2012

Leia mais...