Publicado em Segunda - 20 de Março de 2023 | por Por Agência Brasil - Brasília

Biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda na Amazônia

As abelhas nativas possuem papel fundamental na produção de alimentos na região amazônica, através da polinização de plantas importantes como o açaí, o guaraná e a castanha do Pará.

Leia mais...

Arcos em lua de Saturno intrigam missão da Nasa

Publicado em Quarta - 29 de Julho de 2015

“Como grafite criado por algum artista desconhecido”. É dessa forma que os cientistas da Nasa descrevem os arcos avermelhados que chamam a atenção numa foto da superfície de Tétis, uma das luas congeladas de Saturno. A imagem foi captada com a combinação de filtros verde, infravermelho e ultravioleta, da câmera a bordo da sonda Cassini, que orbita o planeta desde 2004.

Leia mais...
Esta ilustração mostra como será a Solar Orbiter, que será lançada na direção do sol em 2018
Esta ilustração mostra como será a Solar Orbiter, que será lançada na direção do sol em 2018

Investigações no espaço incluem ida ao Sol e mais

Publicado em Terça - 21 de Julho de 2015

Leia mais...

Lago no Tibete é 'lugar mais azul', posta astronauta

Publicado em Terça - 16 de Junho de 2015

O lago, com o comprimento máximo de sete quilômetros e uma área de 22 quilômetros quadrados se encontra a 4.970 metros de altitude em Rikaze, uma região praticamente despovoada no Tibete.

Leia mais...
São só três casos registrados no Brasil da Síndorme de Schinzel-Giedion
São só três casos registrados no Brasil da Síndorme de Schinzel-Giedion

Cuiabá: Remédio à base de maconha interrompe convulsões de bebê

Publicado em Sexta - 12 de Junho de 2015

Após sofrer convulsões sequenciais desde dois meses de vida, o bebê Ricardo Curvo de Almeida, que completou um ano no dia 23 de maio, está há quatro dias sem crises. Ele iniciou um tratamento inovadr à base de maconha. O medicamento, Canabidiol, que está em fase de testes e foi importado dos Estados Unidos, foi indicado pela médica que acompanha o menino para aliviar o estado de saúde dele, que sofre de uma síndrome neuro-degenerativa rara.

Leia mais...

Cientistas descobrem raro 'minitubarão' de apenas 14 cm

Publicado em Sábado - 25 de Abril de 2015

Cientistas americanos descobriram em seu próprio laboratório um exemplar raríssimo de tubarão, que só tinha sido encontrado uma única vez antes, no Peru, há 36 anos. O gêneroMollisquama, chamado em inglês de pocket shark, ou tubarão de bolso, tem como peculiaridade seu tamanho – o exemplar descoberto recentemente mede menos de 14 cm – e também sua aparência inofensiva.

Leia mais...

Cientistas modificam genes de embriões humanos pela primeira vez com sucesso

Publicado em Quinta - 23 de Abril de 2015

Um grupo de pesquisadores chineses realizou, pela primeira vez na História, experimento em que modificou genes de embriões humanos, detonando controvérsia devido a uma série de questões éticas. Sempre cautelosos quanto a esse tipo de pesquisa, cientistas temem que a modificação de embriões humanos, mesmo que com o objetivo de curar doenças genéticas, tenha consequências imprevisíveis sobre gerações futuras. A experiência também traz preocupações de seu uso em iniciativas de eugenia, filosofia surgida no século XIX que prega a “melhoria” das populações por meio do casamento de pessoas com características supostamente “superiores” e eliminação ou esterilização das ditas “indesejadas” — classificação que, dependendo da sociedade e da época, incluiu desde doentes mentais a homossexuais, passando por negros, índios e judeus — e resultou em pesadelos como o nazismo.

Leia mais...