Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Vinicius de Carvalho

Opinião Para entender o PSD – Parte III

Continuo a série de artigos sobre a formação do Partido Social Democrático (PSD). Vamos a mais algumas razões.
Leia mais...

Opinião Segredo, Imoralidade e Veiculação

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Ninguém, em sã consciência, pode ser contrário as realizações de obras. Sobretudo, quando grande parte destas obras se identifica como mobilidade urbana. Relevante, portanto, para a população. É isso que importa. Mesmo que haja uma série de transtornos no instante de suas construções. Daí a necessidade de se vencer a burocracia. Ainda que por meio da flexibilização, sem, contudo, abrir mão do olhar fiscalizador, da veiculação de tudo que se faz e de como o realiza. 
Leia mais...

Opinião Neymar, pai

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Não são raros os casos do surgimento de filhos de pessoas famosas produto de envolvimento quando solteiras ou mesmo após o casamento. Nas décadas anteriores a incidência era maior, decorrência natural dos poucos meios de prevenção e até da falta de cultura na prevenção das gravidezes não planejadas.
Leia mais...

Opinião Cidadania por geração espontânea

Publicado em Domingo - 19 de Junho de 2011 | por Bruno Peron

"É preciso elevar mais alto as aspirações, subir pelo pensamento a regiões mais puras, aos superiores domicílios do Espírito. Somente aí encontra o homem as verdadeiras consolações, os socorros, as forças espirituais." Léon Denis. No invisível.
 
Leia mais...

Opinião De paz

Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2011 | por Eduardo Gomes *

Longe de trocadilho, mas o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica desde que citado por seu rótulo – Luz para Todos - tem força para eleger, principalmente em Mato Grosso, onde garante qualidade de vida para 500 mil moradores da zona rural.
Leia mais...

Opinião Um Conselho Para Nada

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, aparece uma palavra nova, cuja magia domina o discurso governamental e o da oposição. Todos são movidos pela onda do modismo. Capaz – há quem diga - de “impulsionar” a administração pública do país. Assim, ontem, era o pacto, que servia para quase tudo, sem resolver coisa alguma; e, hoje, tal termo foi substituído pelo Conselho Político. Este se encontra, inclusive, em agremiações partidárias. Tanto quanto nos governos municipais, estaduais e federal.
 
Leia mais...

Opinião Juras, Interesses e Debandadas

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Os lances ainda são preliminares. Mesmo assim, não devem ser ignorados. Até porque vários deles podem ajudar a construção do cenário político-eleitoral mato-grossense de 2012. Aliás, não é por outra razão que os partidos da base aliada se reuniram recentemente, e, dias atrás, fizeram isso o PSB, PDT, PPS e PV, os quais pretendem repetir a aliança de 2010, tendo ou não o PSDB a tiracolo.
 
Leia mais...

Opinião Cuidado com as calçadas

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Na época da minha meninice e juventude, Cuiabá era uma cidade tranquila e aconchegante. As suas calçadas, por exemplo: as calçadas da cidade eram verdadeiras salas de visitas. O lugar predileto para receber amigos para longas conversas. As cadeiras de balanço eram presenças obrigatórias – símbolo de acolhimento e serenidade.
Leia mais...

Opinião Sescon-SP e a valorização do contabilista

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011 | por José Maria Chapina Alcazar

Os profissionais da área de Ciências Contábeis encontram-se hoje entre os quadros mais requisitados pelo mercado, situação que ganhou relevo desde que grandes empresas passaram a valorizar o balanço anual mais amplo, com resultados não apenas de sua variação patrimonial, bem como das relações corporativas.
Leia mais...

Opinião OAB muda para tentar aperfeiçoar o Exame de Ordem

Publicado em Quarta - 15 de Junho de 2011 | por Maurício Gieseler de Assis*

Este Provimento surge após uma sequência de problemas no Exame da OAB, remontando ao Exame 2009.2, em que a OAB se viu obrigada a recorrigir as provas por pressão dos candidatos, insatisfeitos com os espelhos; ao 2009.3, quando foi descoberto o vazamento da prova, e, posteriormente, um grande esquema de fraudes; o 2010.1, último administrado pelo Cespe, quando o percentual de reprovação ainda na primeira fase foi de 90%; ao 2010.2, estreia da Fundação Getúlio Vargas, cuja prova objetiva foi muito elogiada, mas a subjetiva foi um desastre completo, com erros sistemáticos nos espelhos de correção, violação ao Provimento 136/2009, quedas nos servidores da FGV que inviabilizaram a interposição de recursos e correções mal-elaboradas, que resultaram no ajuizamento de diversas Ações Civis Públicas pelo Ministério Público Federal; e, finalmente, o último Exame, em que os candidatos reclamaram novamente da não observância do Provimento de regência, sob a alegação da ausência de cinco questões de Direitos Humanos previstas no edital e no Provimento (problema que também resultou em uma Ação Civil Pública), além das provas da segunda fase, extremamente extensas e cansativas.
Leia mais...