Publicado em Sexta - 10 de Dezembro de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Opinião Agora

Na semana comemorativa aos quarenta anos de criação da nossa Universidade Federal de Mato Grosso, escrevi dois artigos retratando a essência da proposta inicial do trabalho da equipe responsável para a sua implantação.
Leia mais...

Opinião "Não faça réu um inocente"

Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

O maior escândalo político brasileiro depois do processo que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, seguramente foi o esquema de compra de votos de parlamentares da base de sustentação do presidente Lula, no seu primeiro mandato (na virada de 2005 para 2006), que ficou conhecido como Mensalão.
Leia mais...

Opinião O Rio no caminho (?)

Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Em 2003, escrevi um artigo alertando os responsáveis pela Segurança Pública para que prestassem atenção na Guerra do Iraque e aprender como os norte-americanos e os ingleses estavam tomando as cidades. Parecia que estavam fazendo um trabalho mais difícil que tomar uma cidade como o Rio de Janeiro ou São Paulo. Houve quem afirmou que não fazia sentido. Até que em maio de 2006, uma facção resolveu tomar São Paulo. E, agora, vemos situação semelhante no Rio de Janeiro.
Leia mais...

Opinião O Não ter Perfil Oposicionista

Publicado em Quarta - 08 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

A legislatura ainda não se iniciou. Novidade alguma, entretanto, se deve esperar dela. A não ser as poucas novas fotografias que passarão a fazer parte do mural de parlamentares estaduais. Rostos novos, porém, não implicarão em mudanças. Razão pela qual se acredita que o comportamento de amanhã será o mesmo de hoje, com as figuras de “caititus” – no dizer do líder do PPS/MT – a caminharem pelos corredores da Assembléia Legislativa, sempre a favor do governo. 
Leia mais...

Opinião Novela de Todo Verão

Publicado em Terça - 07 de Dezembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Alguém vai precisar dar um pontapé inicial para que haja mudança na postura das autoridades com vistas a solucionar alguns problemas e também para mudar os argumentos requentados e inconsistentes.
Leia mais...

Opinião Isca nacional para ladrão de carros

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Há um ano, escrevi um artigo sobre um programa de combate ao roubo de carros nos Estados Unidos da América, chamado de "Bait Car" (carro-isca). Utilizam um carro equipado com equipamentos para prender os ladrões.
Leia mais...

Opinião Sandices de um mundo à deriva

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

As tentativas de ascensão - ou sobrevivência? - da América Latina frente a um mundo tomado pelo capital, a hegemonia e a intolerância causam perplexidade.
Leia mais...

Opinião IDS: Um novo horizonte para MT

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por José Riva

O pacto federativo no Brasil convive com diversos conflitos. A constituição federal de 1988 foi um esforço para “botar o país no trilho” da justiça social e, de fato, produziu um texto teórico que privilegiava a diminuição das desigualdades sociais e regionais no país dentre outros avanços, mas o que vimos, com a falta de regulamentação de várias leis da nossa carta magna foi a União ganhando poderes e concentrando receitas, o que tirou a capacidade dos Estados e dos Municípios em intervir para melhorar a condição de vida das pessoas e buscar a chamada justiça social.
Leia mais...

Opinião De gerações

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por Eduardo Gomes

Mais de quatro décadas. Esse é o tempo da minha relação com Rondonópolis, que na sexta-feira, 10, comemora 57 anos. Essa aniversariante envolvente se revela mais sedutora a cada nascer do sol que a faz quase tão quente quanto o calor humano da gente rondonopolitana quer seja nascida de suas entranhas ou não.
Leia mais...

Opinião O limpar das gavetas

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Último mês deste ano. O vindouro já bate à porta. Hora de limpar as gavetas. Tarefa nada fácil. Isso em razão do emocional. Pois no fundo das ditas gavetas existem coisas que não podem ser jogadas fora. Embora, muitas vezes, elas precisariam ser encaminhadas para a lata do lixo. Mas, em outras ocasiões, as ditas coisas fazem tanta falta. Pois trazem quadros do pretérito que carecem ser relembrados. Relembrá-los permite reviver, ou a sensação do viver de novo, e este, pelo seu turno, pode provocar a reflexão. Exercício apropriado para esta fase, que é vista, por alguns, como balanço do realizado.
Leia mais...