Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cultura
Quinta - 19 de Agosto de 2010 às 11:01
Por: Thaiza Fabill

    Imprimir


Oscar Rogério da Silva, 14 anos, morador da comunidade de Minhocal em Jangada, se preocupa em aprender as culturas regionais do Estado. Oscar é um dos alunos do curso de fabricação da viola-de-cocho na Comunidade Vaquejador, na zona rural do município. Determinação e vontade são as características de Oscar Rogério, uma vez que ele caminha 15 quilômetros por dia para chegar às aulas de viola-de-cocho. “O esforço que faço é para não deixar a tradição morrer”, afirmou.

O responsável na comunidade para manter viva a cultura regional é o instrutor do curso de viola-de-cocho, Manoel da Silva, 79 anos, que aprendeu a fabricar o instrumento aos 11 anos de idade observando o pai na construção de uma viola. “Aprendi por curiosidade no tempo de criança e hoje, ensino 14 alunos de todas as idades a fazer a viola-de-cocho”, completou o ministrante da oficina de fabricação do instrumento, na Escola Severiano Vieira da Silva, na Comunidade Vaquejador.

A viola-de-cocho é um instrumento musical do grupo dos alaúdes curtos, produzida por mestres artesãos, violeiros e cururueiros, sendo utilizado no cururu e siriri, como também nas manifestações folclóricas típicas da região do pantanal. “Uma cultura que estava acabando, uma tradição do povo antigo, que atualmente, nós estamos revivendo os bons momentos”, declarou o violeiro e instrutor Manoel da Silva.

Para tanto, o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura e Prefeituras Municipais, vem desenvolvendo o projeto “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola-de- Cocho”. Desta forma, o projeto tem como finalidade a fomentação da economia, cultura e desenvolvimento humano aplicando atividades que agregam valores à sociedade.

“Uma ação do Pontão de Cultura Viola-de-Cocho que visa salvaguardar o instrumento, como também não deixar a tradição morrer e sim que ela seja passada de geração para geração”, ressaltou a coordenadora técnica do Pontão de Cultura Viola-de-Cocho, Terezinha da Silva, ao pontuar que o projeto busca resgatar a tradição cuiabana nos municípios mato-grossenses.


 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/90074/visualizar/