TSE pede informações ao TRE para decidir candidatura de Pedro Henry
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Aldir Passarinho, que relata ação cautelar do deputado federal Pedro Henry (PP) para obter registro de candidatura a reeleição, pediu informações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso sobre o processo de cassação do mandato do parlamentar, que tramita na corte regional.
O relator quer saber se o processo já tramitou em julgado, para depois decidir se concede ou não o registro de candidatura a Henry. O TRE recebeu o despacho com a solicitação das informações nesta quinta-feira (9).
O processo em questão no TRE é o da cassação por causa de abuso de poder econômico durante a campanha para prefeito de Cáceres, em 2008, quando Pedro teria cometido abuso de poder econômico e de meio de comunicação em favor do irmão, Ricardo Henry (PP), que concorria a reeleição.
A cassação ocorreu em 20 de julho deste ano. Pedro Henry entrou com outro recurso no TRE tentando reverter a perda de mandato, mas novamente não foi aceito pelo TRE, em julgamento realizado nesta quarta-feira (8).
Pedro Henry aguarda análise no TSE sobre o registro de candidatura. O Ministério Público Federal já manifestou parecer informando que o deputado está inelegível devido a cassação de 2007. O ministro Aldir Passarinho aguarda a resposta do TRE para decidir pelo provimento ou não do registro do progressista.
Enquanto não sai o julgamento na instância máxima da Justiça Eleitoral, Pedro faz campanha – já que a legislação garante essa prerrogativa enquanto recorre – e já aparece entre os mais cotados na disputa a uma das oito vagas de Mato Grosso na Câmara dos Deputados.
Comentários