Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 18 de Setembro de 2010 às 16:10
Por: SANDRA SANTHANNA

    Imprimir


Chapada dos Guimarães, MT - Durante dois dias, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), MT Regional e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participaram do curso, teórico e prático, de capacitação continuada da cadeia produtiva da mandiocultura, realizado no município de Chapada dos Guimarães nos dias 16 e 17 de setembro, com o intuito de expandir a cultura da mandioca no Estado.

No curso, foi traçado um plano de ações integradas com a ajuda dos participantes onde cada um pôde relatar entraves, perspectivas e avanços do segmento. O intuito é fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso incentivando os familiares dos produtores rurais a ajudarem no trabalho para que a atividade tenha êxito. O coordenador da cadeia produtiva da mandioca do Programa de Desenvolvimento do MT Regional, Antonimar Marinho dos Santos, explicou que a capacitação é realizada desde o início do plantio até a comercialização. Marinho destacou ainda que os técnicos terão a missão de ser multiplicadores de informação.”Tudo que foi aprendido no curso eles passarão para os produtores”, reforçou.

Os técnicos visitaram o campo experimental da Embrapa que conta com diversos tipos de mandiocas plantadas, ainda em fase inicial de estudos. Depois seguiram para uma visita técnica na Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores de Chapada dos Guimarães (Cooperagricultor), que existe há oito anos e funciona com dificuldades. Cinco pessoas trabalham diretamente na fabricação da farinha. Por mês são produzidos uma média de 40 sacos de farinha/fécula (45 kg cada). De acordo com o presidente, Adhemar Fonseca, a cooperativa está recebendo ajuda da Emprapa, Empaer, MT Regional e de outros órgãos do governo. “Estamos otimista que vamos produzir mais e com melhor qualidade”, comemorou.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Suzinei Silva Oliveira, o objetivo do curso foi atingido e supriu a expectativa. “A capacitação foi altamente produtiva e teremos mais cursos como este em outros municípios para fortalecer a cadeia produtiva da mandiocultura em Mato Grosso”, ressaltou. O coordenador da cadeia produtiva da mandioca do MT Regional, Antonimar Marinho dos Santos, frisou que este é o caminho para melhorar a produção e investir na qualidade do produto. “Estamos buscando a melhor forma de produzir melhor e com mais qualidade”, assegurou.

O curso foi realizado pelo MT Regional com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Superintendência Federal de Agricultura (STF/MT). São parceiros a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Empaer e Prefeitura de Chapada dos Guimarães.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/86633/visualizar/