Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Dezembro de 2010 às 16:00

    Imprimir


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta segunda-feira uma proposta que sugere o uso de frases de alerta em embalagens e bulas de medicamentos. A nota disponibilizada no site da agência traz as informações que devem constar em cada tipo de substância.
Segundo o documento, as embalagens e bulas poderão conter frases de advertência, que trazem precauções, contraindicações críticas e medidas que favorecem o uso correto dos medicamentos, e ainda propõe que seja informado o grau de risco para uso durante gravidez e aleitamento.

A agência determinou que as bulas devem trazer as frases em negrito e o tamanho da fonte nunca deve ser inferior ao utilizado no restante do papel. Nas embalagens, as frases devem vir com dimensões que permitam fácil leitura

A lista das substâncias e as frases de alerta serão atualizadas periodicamente, de acordo com a proposta da Anvisa, para atender às necessidades dos usuários de medicamentos.

EXEMPLO

Substância: Cânfora

Frase na bula do paciente: Não utilize este medicamento em crianças, pois pode ocorrer intoxicação, inclusive com convulsões.

Frase na bula do profissional: Há evidências que associam o uso pediátrico de cânfora à ocorrência de intoxicação, inclusive com convulsões. Este medicamento não deve ser utilizado por crianças, principalmente as pequenas ou mal nutridas, pois nesses casos a absorção pela pele pode ser substancial. Além disso, crianças possuem mecanismos de desintoxicação hepática imaturos.

Frase na embalagem: Não utilize este medicamento em crianças, pois pode ocorrer intoxicação, inclusive com convulsões.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/76721/visualizar/