Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 10 de Abril de 2011 às 09:50
Por: RAFAEL COSTA

    Imprimir


MidiaNews
Chicão Bedin e Jaburu: vereador diz que o prefeito de Sorriso comanda uma quadrilha
Chicão Bedin e Jaburu: vereador diz que o prefeito de Sorriso comanda uma quadrilha

Suspeito de reivindicar propina para votar projetos de interesse da Prefeitura de Sorriso, conforme áudio divulgado no site YouTube, o vereador Gérson Frâncio, o "Jaburu" (PSB), acusou o prefeito Chicão Bedin (PMDB) de chefiar uma quadrilha, com o propósito de perpetuar-se no poder público.

"Há uma quadrilha especializada na Prefeitura de Sorriso, onde todos roubam e o chefe deste bando se chama Chicão Bedin, que não vai conseguir se esconder atrás do cargo ou benefícios da lei. Tudo será comprovado na CPI que será conduzida na Câmara Municipal", afirmou Jaburu, em entrevista ao Midianews.

De acordo com o parlamentar, a divulgação dos conteúdos de áudio e vídeo, no qual vereadores reivindicam dinheiro para votar projetos de interesse do Executivo, seria uma estratégia da cúpula da Prefeitura para esvaziar as suspeitas que pesam no poder.

"Há uma articulação para difamar a Câmara de Sorriso e colocar todos sob suspeição neste episódio. O prefeito e seus secretários querem livrar suas caras, quando, na verdade, são os responsáveis pela montagem deste esquema para lesar os cofres públicos. Isso é um desespero para reverter na Justiça as contas do prefeito", afirmou.

Investigação

  • Mesmo com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Câmara Municipal de Sorriso reprovou as contas do prefeito Chicão Bedin, o que tornou-o inelegível pelos próximos oito anos.

    No entanto, o chefe do Executivo já ingressou com recurso na Justiça para reverter a decisão do Legislativo. Conforme o teor das conversas gravadas, a reprovação se deu pela negativa em pagar a quantia de dinheiro reivindicado pelos parlamentares.

    Jaburu ainda declarou que estava conduzindo um processo de investigação no Executivo, o que teria incomodado integrantes de cargos da Prefeitura. "Em setembro, fiz uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, identificando irregularidades na gestão. Agora, tudo virá a tona, nada vai ser escondido", afirmou.

    CPI

    Após a divulgação das conversas pela imprensa, a Câmara Municipal de Sorriso aprovou requerimento que propõe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o oferecimento de propina pelo Executivo ou chantagem dos vereadores para aprovar projetos de lei em troca de dinheiro. Os nomes dos componentes deverão ser divulgados na segunda-feira (11).

    A suspeita de corrupção é investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Um inquérito é conduzido pelo promotor Carlos Roberto Zarour Cesar, que adotou tal procedimento após receber as gravações.

    O conteúdo de áudio e vídeo revelando corrupção tem travado uma forte queda-de-braço e troca de acusações envolvendo vereadores, secretários e o próprio prefeito.

    Enquanto aliados de Chicão Bedin insistem em dizer que foram chantageados pelos parlamentares, pelo montante que atingiria até R$ 1 milhão, os vereadores afirmam que o suborno partiu do Executivo.

    Outro lado

    O prefeito Chicão Bedin informou ao MidiaNews, neste sábado (9), que não vai comentar as declarações do vereador Gerson Frâncio, o Jaburu. Ele alegou que prefere se concentrar em seu trabalhos e não gastar "energia desnecessária".

    "Estou focado nos serviços devo prestar à população e não me envolver em discussão desnecessária", disse.

    O peemedebista ressaltou que aguarda a conclusão das investigações do Ministério Público Estadual (MPE) para que a verdade seja estabelecida.

    Confira a conversa divulgada no YouTube, na qual dois vereadores e um secretário conversam sobre liberação de dinheiro a parlamentares

     






  • Comentários

    Deixe seu Comentário

    URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/68252/visualizar/