Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 22 de Dezembro de 2014 às 20:33
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O pequeno Wanderson Pietro recebendo o documento do Papai Noel dos Correios (Foto: Fernando Brito/G1)

O pequeno Wanderson Pietro recebendo o documento do Papai Noel dos Correios (Foto: Fernando Brito/G1)

Wanderson Pietro Cardoso de Sousa, de seis anos, morador do bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina, recebeu nesta segunda-feira (22) um presente bem diferente daqueles que as crianças costumam pedir ao bom velhinho nesta época do ano. O garoto, que sonha em ser professor, teve a oportunidade de pedir qualquer lembrancinha que quisesse para o Papai Noel dos Correios e surpreendeu a todos ao revelar o seu desejo: a sua Certidão de Nascimento, documento este necessário para realizar sua matrícula na escola.

“Eu pedi para o Papai Noel a minha Certidão de Nascimento, porque eu quero estudar para ser professor”, disse Pietro.

À pedido do garoto, a auxiliar de serviços gerais de 61 anos, dona Domingas Cardoso, avó de Pietro, escreveu a carta aos Correios. Para a avó, o pedido de Wanderson era muito importante porque sem a Certidão de Nascimento, o garoto poderia perder a vaga na escola e, assim, ficar sem estudar. “Sem a Certidão de Nascimento é como se meu neto não existisse. E sem isso, ele não poderia continuar estudando na escola”, revelou a avó.

A avó de Wanderson se emociona ao ver o presente do neto (Foto: Fernando Brito/G1)

A avó de Wanderson se emociona ao ver o presente
do neto (Foto: Fernando Brito/G1)

Comovida com o pedido inusitado e curioso, dona Domingas disse que assim que Wanderson disse o que queria, logo tratou de fazer a cartinha para o Papai Noel, juntamente com o neto. “Depois que a mãe do Pietro se mudou ela levou a documentação, e nesse percurso, acabou perdendo o documento. Como Pietro precisa se matricular, o registro de nascimento é importante na hora da matrícula. Sem o registro não dá para matricular”, disse a avó.

Wanderson escreve uma mensagem ao Papai Noel (Foto: Fernando Brito/G1)

Wanderson escreve uma mensagem ao Papai Noel
(Foto: Fernando Brito/G1)

De acordo a avó, o menino tomou conhecimento da campanha ao ver o Papai Noel lendo algumas cartas na televisão, e quis participar, mas segundo ela, não foi fácil entregar a cartinha ao seu destino. Quando se encaminhou até uma das agências, o prazo já havia terminado, mas após alguma insistência, o pedido foi finalmente entregue.

“Ele viu o Papai Noel lendo umas cartinhas na televisão e logo pediu para eu escrever para ele uma cartinha. Ele pediu a Certidão de Nascimento. Fiquei muito emocionada porque a certidão é a garantia que ele iria estudar. Eu insisti dizendo que era um pedido importante, foi quando eles escutaram a história do Pietro e logo foram ajudar”, relatou.

Hoje, dona Domingas agradece a ajuda e garante que o neto irá estudar. “Estou muito feliz pelo meu neto. Achava que não ia poder matricular ele na escola. Com a nova certidão, meu netinho poderá estudar”, comemorou a avó.

Para a coordenadora do programa Papai Noel dos Correios no Piauí, Raiane Lobão, várias cartas com pedidos de presente como brinquedos e materiais escolares são comuns no projeto, mas no caso de Pietro, o pedido foi especial. “A gente se emocionou muito com a história dele e mobilizamos toda a equipe para conseguir atender ao pedido dele”, disse Raiane. Em todo o Piauí, foram 15 mil cartas recebidas no projeto. Dentre elas, 7 mil foram adotadas e 4 mil presentes já foram entregues. “É uma grande responsabilidade e a satisfação é ainda maior quando chegamos em uma escola para entregar presentes”, contou.

Quem também se comoveu com a história de Pietro e decidiu adotar três cartinhas foi a professora Janete Freitas, moradora do bairro Santa Isabel. “É a primeira vez que eu adoto uma cartinha. Parece ser tão pouco o que a gente faz, mas mesmo assim dá pra fazer um natal mais feliz. Só em ver o sorriso no rosto de uma criança a satisfação já é grande”, disse.

Para atender ao pedido de Pietro, os Correios entraram em contato com a 4ª Vara do Conselho Tutelar de Teresina, na Zona Leste da capital, na tentativa de agilizar o processo de emissão da segunda via da Certidão de Nascimento do garoto. Segundo o agente do Conselho Tutelar Djan Moreira, em apenas três dias a certidão de Pietro já estava pronta.

“É a primeira vez que temos conhecimento de algo do tipo. Realmente a história é bem comovente. O garoto poderia ter pedido qualquer tipo de brinquedo, mas pediu a sua Certidão de Nascimento. Precisávamos dar nossa contribuição e foi o que fizemos”, contou.

Wanderson exibe o presente que recebeu do Papai Noel dos Correios (Foto: Fernando Brito/G1)

Wanderson exibe o presente que recebeu do Papai Noel dos Correios (Foto: Fernando Brito/G1)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/99368/visualizar/