Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 04 de Julho de 2023 às 16:53
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Várzea Grande está prestes a tomar uma decisão importante para o futuro de uma de suas áreas naturais mais preciosas: o popularmente conhecido Parque Tanque do Fancho, que na verdade é a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanque do Fancho. Com a proposta de ampliar e recategorizar, tornando essa área em um Parque Municipal, inclusive com a preservação ambiental mais rigorosa, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande irá promover uma consulta pública no mês de julho, e a participação popular é essencial nesse processo.

A consulta popular, agendada para o dia 26/07 às 18h30, será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, em um encontro aberto a todos os cidadãos interessados em contribuir com suas opiniões e sugestões.

“E, para as pessoas que não puderem comparecer pessoalmente, o evento também será transmitido ao vivo pela internet, para que todos tenham a oportunidade de participar”, informa Roseli Port, técnica analista bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande.

Criada pelo Decreto Municipal nº 20/1996, a APA Tanque do Fancho ocupa uma área de 4.979 hectares dentro do perímetro urbano de Várzea Grande. Sua principal finalidade é proteger e conservar a biodiversidade representativa desse local tão especial. Atividades que possam representar riscos para a área e seu entorno, num raio de 100 metros, são proibidas, garantindo assim a preservação desse patrimônio natural.

“Para se ter uma ideia, os estudos preliminares já indicam áreas de interesse ambiental que possam ser integradas a área da APA, com isso o Executivo Municipal propõe a ampliação da área que ficará com 6.035 hectares”, pontua a técnica.

Os estudos do diagnostico ambiental para elaboração do Plano de Manejo da APA Tanque do Fancho, bem como a proposta de ampliação e recategorização também estará disponível para conhecimento. Ele conta com quatro volumes repletos de informações relevantes. Eles abordam desde a análise da região da unidade de conservação até programas de operacionalização, regularização fundiária, pesquisa e monitoramento ambiental, uso público e educação ambiental, comunicação social e projetos específicos.

“O documento visa subsidiar a elaboração do plano de manejo que garanta a preservação desse espaço único, além de promover atividades sustentáveis e a conscientização ambiental”, disse Roseli.

O prefeito Kalil Baracat, entusiasta da causa ambiental, destaca a importância da participação da população nesse momento crucial: "O futuro do Tanque do Fancho está em nossas mãos. Precisamos ouvir a voz de cada cidadão e construir juntos um destino sustentável para essa área tão especial. Conto com a presença e a contribuição de todos".

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, acrescenta: "Transformar a APA Tanque do Fancho em um Parque Municipal é um passo significativo para garantir sua preservação e promover a conscientização ambiental. Queremos que a população se aproprie desse espaço, desfrutando de suas belezas naturais e se comprometendo com sua conservação".

Durante este mês de julho a população poderá conhecer os estudos do Plano de Manejo e a proposta da ampliação e recategorização pelo portal www.varzeagrande.mt.gov.br. Já no dia 26 de julho, todo cidadão de Várzea Grande poderá manifestar sua opinião presencialmente ou virtual, e ajudar a moldar o futuro do Tanque do Fancho.

“Participe da consulta pública, compartilhe suas ideias e faça parte dessa iniciativa que busca unir desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Juntos, podemos construir um legado duradouro para as gerações futuras”, conclui o secretário de Meio Ambiente.

Serviço: Consulta pública acontecerá no dia 26/07, às 18h30, na Câmara Municipal de Vereadores, e também será transmitida ao vivo pela internet.

Links para conhecer: Plano de Manejo e Proposta de Nova Categorização





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107252/visualizar/