Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 28 de Junho de 2023 às 18:24
Por: Por Kessillen Lopes, g1 MT

    Imprimir


A população de Querência, a 912 km de Cuiabá, cresceu 105% nos últimos 12 anos, passando de 13.033 moradores, conforme o Censo de 2010, para 26.769, de acordo com o levantamento atualizado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). A cidade é a 6ª que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

Ao g1, a superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves da Silva, explicou que a taxa indica que o município cresceu, em média, 6,18% ao ano desde 2010 até 2022. O principal motivo da alta populacional foi a potência do agronegócio e a chegada de novas empresas.

"O aumento pode estar associado às potencialidades econômicas, avanço na agricultura tecnificada, que promove a atração de população, dada à geração de oportunidades de trabalho", pontuou.

Querência (MT) tem mais de 26 mil habitantes, conforme o Censo 2022 — Foto: Prefeitura de Querência (MT)

Querência (MT) tem mais de 26 mil habitantes, conforme o Censo 2022 — Foto: Prefeitura de Querência (MT)

Querência foi considerado como um município há 32 anos. A origem histórica da região está ligada à chegada de famílias provenientes do extremo sul brasileiro, mais especificamente do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, atraídas pelo solo fértil da cidade, por volta de 1986.

🔍Curiosidades sobre Querência:

  • 🌱 8° maior produtor de soja do Brasil
  • 🚜 Está entre os 20 municípios mais ricos do agronegócio no país
  • 👥 A média de morador por casa é de 3,11 pessoas
  • 🏞️ A densidade demográfica é de 1,50 habitantes por km²
  • 🏠Querência é um termo comum nos pampas gaúchos, cujo significado é "lar/moradia", exatamente o que seus primeiros moradores buscavam


Aeroporto do município só foi asfaltado em 2017 — Foto: Secom-MT

Aeroporto do município só foi asfaltado em 2017 — Foto: Secom-MT

'Não tinha asfalto, não tinha nada' 🎶

O prefeito Fernando Gorgen, que está no terceiro mandato, contou que, há cerca de 10 anos, a cidade praticamente não tinha asfalto. À época, havia três médicos para atender toda a população e a pista do aeroporto era de terra.

"Hoje temos cerca de 20 médicos e o aeroporto é asfaltado. Era muito barro, poeira, e não tinha muitas moradias. Ninguém queria morar na lama", pontuou.

Nos últimos anos, segundo Fernando, foram aprovados mais de 25 loteamentos para a instalação de novas empresas e moradores. Além disso, houve incentivo para grandes indústrias. "Depois de reformar, 'vendemos' o município para as empresas, o que potencializou a chegada de mais gente", disse.


Chegada de novas empresas e desafios


O Mapa de Empresas do Governo Federal mostra que foram criadas 3.485 novos estabelecimentos e houve o fechamento de 1.156 em Querência , entre 2010 e 2022 – um saldo positivo de 2.329. A chegada dessas empresas elevou a economia da cidade e a receita passou de cerca de R$ 30 milhões para R$ 205 milhões, conforme o fechamento de 2022.

Com um crescimento populacional acelerado, o maior desafio agora, segundo o município, é a criação de novas moradias. Uma pesquisa feita pelo Sebrae-MT em parceria com a prefeitura aponta que é necessário a construção emergencial de 1.500 casas para atender a demanda da cidade, pois agora há emprego, mas falta gente qualificada para o mercado.


"Uma coisa puxa a outra. Falta gente para trabalhar, mas falta habitação para a chegada de novas pessoas qualificadas para as vagas. Então, agora, o maior desafio é resolver essa questão da habitação", disse o prefeito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107226/visualizar/