Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Junho de 2023 às 17:02
Por: Por Naira Pache, TV Centro América

    Imprimir


PMMT
Manejo florestal sustentável garante menos impactos florestais
Manejo florestal sustentável garante menos impactos florestais

Em Mato Grosso, projetos realizam o manejo florestal sustentável para garantir a preservação ambiental. No estado, são cerca de 310 empresas que englobam 4,7 milhões de hectares de exploração dentro da lei. Essas áreas são mapeadas e a retirada é menos invasiva, considerando o papel de cada árvore ao longo do tempo.

São 32 espécies de maior volume comercial, entre elas angelim, cedrinho, garapeira, marupá.

O empresário Diogo Paludo é filho de madeireiro e faz parte da segunda geração da família que trabalha com o setor florestal. Uma fazenda que fica entre os municípios de Sinop (MT) e Cláudia (MT), tem quase 2 mil hectares. Só que nem todas as árvores que tem no local, podem ser retiradas. A empresa de Diogo faz o manejo dessa área.

"Assumi os negócios da família junto com as minhas irmãs e nos últimos oito anos nós entramos na exploração de manejo florestal. A gente faz o levantamento de todas as árvores que são comercialmente viáveis. Elas são identificadas e separadas em remanescentes, abates e porta sementes. As árvores jovens ficam como remanescentes, as porta sementes ficam para perpetuar novas espécies e as abates são as que serão comercializadas", disse.

Todas as árvores são identificadas com uma plaquinha — Foto: Reprodução/TV Centro América

Todas as árvores são identificadas com uma plaquinha — Foto: Reprodução/TV Centro América

Para saber qual árvore pode ser extraída da floresta, é preciso fazer um levantamento e documentar tudo.

"Nós fazemos o censo de todo local que vai ser manejado, montamos um processo com documentações da área com licenciamento, depois o processo é encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que irá avaliar os documentos, fiscalizar, fazer vistorias para liberar o manejo", explicou o empresário.


Todas as árvores derrubadas, recebem uma plaquina. Elas possuem uma numeração que precisa ser compatível com as escritas na ficha de campo. Tem também o comprimento e diâmetro da árvore.

Para o manejo florestal sustentável, o principal critério que deve ser levado em consideração é o ciclo. Essa área da fazenda de 2 mil hectares foi manejada há 25 anos. Essa já é a segunda vez que é explorada e a próxima retirada só pode ser feita daqui a 25 anos gerando o menor impacto na floresta.

A produção de madeira nativa em Mato Grosso é explorada em 4,6 milhões de hectares de floresta. De janeiro a março deste ano foram movimentados mais de US 31 milhões em exportações de madeira. O setor contribui com 5% do Produto Interno Bruto (PIB).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107199/visualizar/