Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 14 de Junho de 2023 às 12:24
Por: Por Luiz Vieira, TV Centro América

    Imprimir


Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso convoca pessoas com deficiência para atualizar cadastro — Foto: TRE-MT
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso convoca pessoas com deficiência para atualizar cadastro — Foto: TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) solicita a atualização de registro eleitoral de pessoas com deficiência no estado. Essa convocação é realizada para garantir a acessibilidade e representatividade no processo eleitoral.

A atualização é uma forma de equilibrar os dados do censo com os dados da base do registro eleitoral. Se levar em conta os dados do censo de 2010, por exemplo, vemos que Mato Grosso tem mais de 4 mil pessoas totalmente surdas e 22 mil com grande dificuldade auditiva.

Existem também 8.308 pessoas com incapacidade motora total e 43.110 com grande dificuldade motora. Além disso, 5.168 pessoas são cegas e 91.415 possuem grande dificuldade visual.

No entanto, atualmente, dos 2,4 milhões de eleitores do estado, apenas 11.287 estão registrados como portadores de deficiência, um panorama que parece não representar a realidade.

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar a transferência para uma seção especial, que será instalada em um local de fácil acesso, com estacionamento próximo e banheiros adequados.

Inclusive com urnas eletrônicas equipadas com teclado em braille e a possibilidade de uso de fones de ouvido para sinais sonoros.

Para atualizar os detalhes, a recomendação é entrar no sistema pela internet ou comparecer nos cartórios eleitorais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107185/visualizar/