Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 09 de Junho de 2023 às 11:27
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Ministerio da Saúde

O câncer de pulmão é uma doença grave que afeta tanto homens, quanto mulheres. De acordo com um estudo científico publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão é de que a doença cresça 1,1%, no período de 2026 a 2030, somente entre as mulheres brasileiras. E um dos principais motivos desse aumento é o tabagismo.

Os números revelam ainda que, em questão de mortalidade, o câncer de pulmão é o mais fatal entre os homens e o segundo entre as mulheres. Na avaliação do médico oncologista e diretor da clínica Oncolog, André Crepaldi, é necessário a conscientização e adoção de medidas de prevenção para combater a doença de uma maneira mais efetiva.

“É preciso conscientizar sobre os riscos do tabagismo, ao passo em que é extremamente benéfico manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e prática de atividade física regular. É importante também evitar a exposição ao fumo passivo, especialmente em ambientes fechados. A prevenção ainda é a melhor maneira de atuar contra o câncer”, explica Crepaldi.

Para as mulheres que fumam, os riscos de desenvolver a doença são ainda maiores, quando comparadas aquelas que não fumam. Além disso, esse público tende a desenvolver um tipo de câncer de pulmão mais heterogêneo e algumas vezes não associado ao tabagismo. Esse tipo corresponde a 40% e 60% do total de casos de câncer de pulmão em mulheres.

Os sintomas do câncer de pulmão incluem tosse persistente, falta de ar, dor no peito e perda de peso inexplicável. Todavia, esses mesmos sinais são confundidos com outras condições de saúde, o que dificulta o diagnóstico precoce. “O prognóstico depende da fase em que a doença é diagnosticada. Tumores localizados têm melhor prognóstico, com taxa de sobrevida em 5 anos de 56%. E por volta de 16% dos casos deste câncer são diagnosticados numa fase inicial”, comenta o médico.

Oncolog

A Oncolog é uma clínica especializada em atendimento oncológico completo para prevenção e tratamento de câncer, e que prioriza o atendimento humanizado. Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. A unidade também atende em Várzea Grande, Primavera do Leste e Cáceres.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107141/visualizar/