Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 03 de Junho de 2023 às 11:40
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


Cultivo de plantas tem se tornado cada vez mais, uma prática aderida por muitos brasileiros. Como já apontado por especialistas, além de embelezar o lar, a atividade também pode ser terapêutica. Para se tornar um "pai" ou 'mãe" de planta é preciso responsabilidade para ter o cuidado de molhar frequentemente, em alguns casos colocar para pegar sol e podar. Além disso, também é preciso cuidado com a terra, um principal nutriente para a vida das plantas. Neste sentido, o Gazeta Digital conversou com especialista que explicou algumas maneiras do cuidado com a terra para a vida e o bem-estar da planta.

Durante o período de isolamento causado pela pandemia, o cultivo de plantas aumentou. O cuidado com a terra também é algo importante. Não basta apenas molhar. O natural serve como nutriente para a vida da planta. Engenheiro agrônomo e florestal, Valter Casarin, pontua que um solo saudável apresenta 3 características, sendo elas física, química e biológica. Essas características dizem sobre molhar a planta com frequência já que a raiz da planta precisa de oxigênio, fornecimento de nutrientes para o desenvolvimento dos galhos.

Casarin destaca que nenhuma planta consegue se desenvolver em um solo ácido, condição que é definida quando a terra apresenta pouca quantidade de nutrientes, baixa presença de decomposição de matéria orgânica e está poluído com produtos químicos. A afirmação é valida para a planta de pequenos e grandes vasos, jardins e hortas. Água é um principal recurso apontado por Casarin para o crescimento saudável da planta.

Pixabay

Planta em casa

“Tem que oferecer água em condições adequadas para ela [a planta]. O solo deve estar úmido, não encharcado, senão falta oxigênio e a planta pode morrer asfixiada, isso é importante”, defendeu.

O solo que apresenta dureza também não faz bem. “Tem que afofar esse solo e isso pode ser feito colocando matéria orgânica e materiais grossos como: pedrinhas. Isso faz com que fique fácil para que a água possa escoar”, explicou.

As plantas também são seres vivos e requer cuidados de quem se dispõe a cuidar. Praticas inadequadas pode prejudicar o desenvolvimento levando até a morte.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/107050/visualizar/