Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Maio de 2023 às 10:39
Por: Mídia News

    Imprimir


Mato Grosso não registra casos de gripe aviária e Estado orienta medidas de prevenção
Mato Grosso não registra casos de gripe aviária e Estado orienta medidas de prevenção

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu um alerta sobre como prevenir contra a gripe aviária. Segundo a Pasta, até o momento, Mato Grosso não registrou casos da doença.

Apesar disso, no alerta, a SES disse considerar o alerta emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que registra a crescente detecção de surtos de gripe aviária em dez países da Região das Américas e a recente detecção de um caso de infecção humana por gripe aviária na América do Sul.

“Por mais que Mato Grosso não tenha casos confirmados e suspeitos de contaminação em animais ou humanos, é importante que a população fique atenta à situação nacional", disse o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Oberdan Lira.

"É preciso cuidado e atenção no manuseio de aves e, sobretudo, seguir as recomendações para a prevenção da infecção”, acrescentou.

Já são oito casos confirmados de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em animais no Brasil; os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A doença foi identificada no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, em pássaros da espécie trinta-réis-de-bando.

Neste contexto, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias.

O que é gripe aviária

A gripe ou influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

A infecção pelo vírus da influenza aviária (H5N1) é de notificação compulsória ao Estado. A gripe aviária é transmitida de animal para animal. O animal infectado transmite para outro por meio de secreções biológicas.

Prevenção

Para se prevenir da infecção, é necessário lavar as mãos com água e sabão ao manipular as aves; evitar que as aves de produção tenham contato com aves silvestres ou outros animais, pois esses podem veicular doenças; realizar controle de roedores e outras pragas que possam veicular doenças e oferecer água tratada às aves.

Também são recomendadas medidas de controle, isolamento de paciente suspeito e precauções contra transmissão por gotículas e pelo ar.

Formas de prevenir

- Ter controle adequado nos abatedouros de aves;


- Cuidar da higiene de animais doentes em locais de criação de aves domésticas;


- Evitar o contato desprotegido com aves que aparentam estar doentes ou que tenham ido a óbito;



- Usar roupas de proteção e fazer a higienização frequente das mãos, em casos de pessoas que trabalham em locais de criação de aves;


- Sempre que possível, evitar o contato direto com aves silvestres.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106906/visualizar/