Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Maio de 2023 às 09:53
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas — Foto: SES-MT
Implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas — Foto: SES-MT

A primeira cirurgia de implante coclear em um paciente com deficiência auditiva por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso, foi realizada no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, na sexta-feira (19). A partir de agora, o procedimento passa a integrar a cartela de serviços ofertados gratuitamente no estado e deve beneficiar os pacientes regulados que aguardam pelo aparelho auditivo.

A cirurgia consiste em colocar um dispositivo eletrônico dentro do ouvido para estimular o nervo auditivo e levar sinais ao cérebro. Assim, ajudando a pessoa a ouvir sons. O implante é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas, que não tiveram resultado com aparelhos auditivos tradicionais.

De acordo com o hospital, a cirurgia durou cerca de 4h, não houve intercorrência e o paciente está estável, em observação. Outras duas cirurgias para implante coclear devem ocorrer nas próximas semanas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que, atualmente, há 20 pacientes em processo de avaliação no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), com indicação para o procedimento.

Os pacientes que precisam do implante de coclear são regulados para a unidade especializada, avaliados por especialistas do local e, depois, encaminhados para realizar o procedimento no Hospital Estadual Santa Casa.

Segundo a SES-MT, foram investidos R$ 43,8 mil na aquisição dos equipamentos auditivos.

O procedimento

O implante é feito em duas unidades: a interna, que é a colocada na cóclea através de cirurgia, e a unidade externa, que é o processador, responsável por captar o estímulo sonoro e encaminhar para a unidade interna, estimulando o nervo auditivo e fazendo com que o paciente ouça o som.

O aparelho instalado no paciente capta o som, transforma em impulsos elétricos e envia diretamente para a terminação do nervo auditivo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106861/visualizar/