Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Maio de 2023 às 10:58
Por: Fernanda Nazário | SES-MT

    Imprimir


As unidades de coleta recebem doação de leite humano das pessoas que amamentam com objetivo de ofertar o alimento aos recém-nascidos prematuros hospitalizados

As unidades de coleta recebem doação de leite humano das pessoas que amamentam com objetivo de ofertar o alimento aos recém-nascidos prematuros hospitalizados
Crédito - SES-MT

A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizou 3,9 mil atendimentos e coletou 817,4 litros de leite humano em Mato Grosso, beneficiando cerca de 540 bebês prematuros, de janeiro a abril de 2023. A rede conta com seis unidades de coleta distribuídas na Baixada Cuiabana e nas regiões Sul e Médio Norte.

Conforme o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, as unidades de coleta recebem doação de leite humano das pessoas que amamentam com objetivo de ofertar o alimento aos recém-nascidos prematuros hospitalizados, na ausência do leite de suas próprias mães.

“A SES trabalha fortalecendo essa rede para que mais pessoas que amamentam possam se tornar doadoras de leite humano e, consequentemente, ajudar no crescimento saudável dos recém-nascidos hospitalizados”, diz Rodrigo.

Um balanço do 1º quadrimestre da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano mostra que, neste ano, foram realizados 3.917 atendimentos individuais e em grupo, coletados 817,4 litros de leite humano e distribuídos 642,8 litros de leite a bebês prematuros internados. Os dados apontam, ainda, a realização de 825 visitas domiciliares, o cadastramento de 695 novas doadoras e o atendimento de quase 540 bebês prematuros.

Rodrigo explica que podem doar as pessoas que estiverem amamentando e produzem qualquer quantidade de leite para além do que o seu bebê necessita. Ela precisa estar saudável e não fazer uso de nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação.

Ao atender esses critérios, a pessoa pode se cadastrar em uma das seis unidades de coleta de leite humano distribuídas nos municípios de Cuiabá, no Hospital Geral, Universitário Júlio Muller, Hospital e Maternidade Femina e Hospital Santa Helena. Em Rondonópolis, na Santa Casa de Misericórdia, e em Tangará da Serra, no Hospital Santa Ângela.

Estrutura da rede

Rodrigo informa que a equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável trabalha na implementação de estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação em todos os níveis de atenção à saúde. Uma delas é a Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que está em expansão para outras regiões de saúde.

Ele observa que nos próximos dois anos terão mais três bancos de leite humano na região do Teles Pires e outros quatro distribuídos nas regiões de saúde do Alto Tapajós, Médio Norte, Noroeste Mato-grossense e no Araguaia Xingu.

“A rede trabalha para a implementação desses bancos em razão da construção dos futuros hospitais regionais que estão em obra nessas localidades”, explica o gestor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106849/visualizar/