Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Maio de 2023 às 13:54
Por: Fernanda Nazário e Ana Lazarini | SES-MT

    Imprimir


Os eventos ocorrem na Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea,

Os eventos ocorrem na Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea,
Crédito - Objetivo do evento é multiplicar e informar os profissionais sobre a importância da doação de medula óssea e dos processos técnico-científicos que envolvem as doenças hematológicas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) abriu, nesta semana, as inscrições para a população participar do VII Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no anfiteatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro da capital.

Durante os dois dias também haverá o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-grossense. As atividades ocorrerão simultaneamente no mesmo horário e local. Podem participar dos encontros os servidores da saúde, acadêmicos e profissionais das áreas de medicina e de enfermagem.

Os eventos ocorrem na Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei Estadual nº 9.807. Interessados nos encontros devem se inscrever neste link até o dia 24 de maio. Os participantes receberão certificado com carga horária de 8h.

No dia 25 de maio, o evento inicia às 8h e segue até às 16h. A programação do primeiro dia prevê diversos assuntos como debate sobre medula óssea, a importância da compatibilidade monogenética nos transplantes e o cenário no estado de Mato Grosso, entre outros.

No dia 26 de maio, o grupo se reúne das 8h às 11h30 para discutir coagulopatias congênitas no Sistema único de Saúde (SUS), anemia falciforme e o uso do doppler transcraniano na anemia falciforme. Confira a programação completa dos encontros neste link.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o evento tem como objetivo multiplicar e informar os profissionais sobre a importância da doação de medula óssea e dos processos técnico-científicos que envolvem as doenças hematológicas, qualificando todos os envolvidos na captação.

“A iniciativa também tem como meta aumentar o número de doadores de medula óssea em Mato Grosso. No Estado já existe a Lei Estadual nº 9.807/2012, que criou a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, celebrada ao final do mês de maio”, salientou Zanela.



Corrida Ser Família dos Anjos
Para incentivar o cadastro de voluntários de medula óssea em Mato Grosso, a primeira-dama Virginia Mendes lançou uma corrida em apoio à causa. A 1ª Corrida SER Família dos Anjos ‘Vista Suas Asas, Doe Medula Óssea’ tem a finalidade de apoiar o MT Hemocentro na campanha anual de conscientização de cadastros voluntários.

Em agradecimento à parceria, o MT Hemocentro convidou a primeira-dama do Estado para ser madrinha da corrida.

A corrida antecede a semana de mobilização para os cadastros e ocorrerá no dia 20 de maio, às 16h30, na Arena Pantanal. Foram disponibilizadas apenas 500 inscrições, que esgotaram em tempo recorde.

A entrega do kit de corrida ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio de 2023, das 10h às 17h, na sede do MT Hemocentro (Rua 13 de Junho, nº 1055 - Centro Sul em Cuiabá). Para retirar o kit, é necessária a entrega da doação escolhida no ato da inscrição, sendo uma lata de leite Nutren Júnior ou um pacote de fralda descartável.

“Esta corrida vai nos ajudar a divulgar a campanha que fazemos todos os anos e tem surtido ótimos resultados nos números de cadastros no Redome. Estamos extremamente felizes com a união de esforços que a nossa querida primeira-dama Virginia Mendes está mobilizando”, avaliou a diretora-geral do MT Hemocentro.

A gestora ainda informou que, entre os dias 23 e 25 de maio, a uma das equipes técnicas do MT Hemocentro estará em Peixoto de Azevedo e a outra equipe no município de Nobres para realizar coletas de sangue e novos cadastros de medula óssea.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106787/visualizar/