Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cultura
Quinta - 04 de Maio de 2023 às 11:14
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Depois de duas temporadas de sucesso do videocast Boy de Quinta – aquele desenvolvido pela atriz cuiabana Nariel Iatskiu no Youtube, às quintas, contando histórias de relacionamentos entre homens e mulheres -, estreia, nesta quinta-feira, o espetáculo “Boy de Quinta – Acontecimentos estáticos para a nossa aproximação”. São duas sessões, quinta (04) e sexta-feira (05), sempre às 21h, no Cine Teatro Cuiabá.

A montagem é uma performance híbrida, presencial e on-line ao vivo, que tem como objetivo expor o quanto o corpo feminino ainda é visto pela grande maioria da sociedade como um objeto, como fetiche do universo masculino. Para tanto, acontece em um cenário similar a um estúdio de transmissão audiovisual, onde a atriz-performer conversa com o público sobre maquiagens, roupas e adereços ou atitudes de mulheres que geraram comentários e gestos machistas e violentos.

Enquanto se desenrola esse bate-papo, a atriz-performer vai sendo preparada para a realização de tableau vivant, fotos vivas que expõem a fetichização do corpo feminino. Quando formados esses quadros vivos estáticos, uma narradora-performer convida o público a tecer seus comentários frente ao que vem. Entre relatos e fotos vivas estáticas, a performance estabelece uma revisão dos pensamentos e das ações internalizadas em cada um, vítimas de uma sociedade patriarcal, que privilegia homens e coloca as mulheres em posição de inferioridade.

Este trabalho marca a volta da atriz Nariel Iatskiu aos palcos cuiabanos, após longo período atrás da câmera e interação com o público por meio do Youtube e do Instagram.

Quem quiser experimentar um pouco da proposta geradora, o videocast Boy de Quinta, acesse o canal no Youtube www.youtube.com/@boydequinta e o instragram @boydequinta. Sim, o nome da iniciativa faz o trocadilho com a expressão brasileira “de quinta categoria” e, claro, apresenta novos programas às quintas-feiras. A proposta prevê quadros, como o “Histórias Preliminares”, em que a atriz apresenta contos baseados em fatos, enviados por mulheres, contados em primeira pessoa (como se ela mesma tivesse vivido). E há também as entrevistas, quadro chamado “Troca-troca”.

E, como subproduto, ocorre em duas sessões, pela primeira vez no palco, para plateia presencial ou on-line, o espetáculo híbrido “Boy de Quinta – Acontecimentos estáticos para a nossa aproximação”, proposta diferente, mas que segue a ideia de discutir o corpo feminino na sociedade.

“Como todo o projeto Boy de Quinta, ‘Acontecimentos Estáticos para Nossa Aproximação’ também foi construído a partir de histórias reais, minhas e de outras mulheres, desta vez falando sobre como a cultura do machismo e a objetificação do corpo feminino, mas com muito bom humor. De novidades, teremos uma mistura de teatro com audiovisual e internet, em que o público nos ajuda a cocriar essa experiência, comentando as cenas pela internet, como se estivesse em casa”, contextualizou a performer e idealizadora do projeto.

O espetáculo foi dirigido on-line pelo diretor de São Paulo Luciano Gentile; a cenografia e figurino são de Robson Oliveira, maquiagem de Karla Marinho, fotografia de Carolina Turin e Jorge Luiz Queiroz, a direção de imagens ficou por conta de Vicenzo Zaleski e a produção, som direto e a narração são de Alexandre Grandini Jr.

Os ingressos custam R$ 50,00 (inteiro) e R$ 25,00 (meio). Quem doar um item de higiene pessoal também tem direito à meia entrada e ainda ajuda mulheres em vulnerabilidade social. As vendas da sessão de quinta (04) são por este link https://www.sympla.com.br/evento/boy-de-quinta-acontecimentos-estaticos-para-a-nossa-aproximacao-04-05/1938686 e para a sessão de sexta, neste link https://www.sympla.com.br/evento/boy-de-quinta-acontecimentos-estaticos-para-a-nossa-aproximacao-05-05/1961236.

Levando um kit de higiene pessoal, você só paga meia entrada e ajuda mulheres em vulnerabilidade social.

A realização do espetáculo é do Boy de Quinta e são apoiadores a Assembleia Social da ALMT, o Espaço Roda, a Associação Cena Onze, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e o Cine Teatro Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106563/visualizar/