Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 14 de Abril de 2023 às 14:13
Por: Lorena Bruschi | Sema-MT

    Imprimir


Reunião da Sema-MT com o presidente do Ibama

Reunião da Sema-MT com o presidente do Ibama
Crédito - Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) solicitou ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Rodrigo Mendonça, celeridade na integração dos dados do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) com o sistema federal DOF Rastreabilidade.

A agenda ocorreu nesta quarta-feira (12.04), na sede do órgão ambiental federal, em Brasília (DF). A integração dos dados é necessária para a fase final de implementação do sistema estadual e garantir a rastreabilidade da madeira.

"Mato Grosso está avançado na implantação do sistema e necessita de urgência na resolução de algumas questões técnicas que impedem a integração das informações de Mato Grosso com o sistema federal. A rastreabilidade da madeira é uma pauta prioritária para o Estado", destaca a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Conforme o presidente do Ibama, a intenção do órgão federal é colaborar para melhoria da rastreabilidade no país. "Vamos fazer a integração o mais rápido que pudermos e depois realizaremos outros ajustes que forem necessários ao bom funcionamento do sistema", afirma.

Há, ainda, outros ajustes técnicos que devem ser analisados, como, por exemplo, a conferência automática de notas fiscais inseridas no sistema estadual, que não acontece no federal. Ainda, o prazo da guia florestal de Mato Grosso que é de 15 dias, enquanto a federal é de apenas 7 dias.

A Sema-MT também propôs a oferta de capacitação aos técnicos do Ibama sobre como operar o Sisflora 2,0 e as principais diferenças entre o sistema federal e o estadual. Será criado um grupo de trabalho para discutir os detalhes técnicos levantados pelo órgão ambiental estadual.

Novo Sisflora 2.0
Mato Grosso possui um sistema próprio de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais que atende às especificidades do setor florestal do estado. O Sisflora 2.0 representa o avanço do sistema anterior, com o objetivo de implementar a rastreabilidade da madeira.

A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e do volume efetivo transportado. Com a rastreabilidade, a madeira chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.

O novo sistema estadual já está no ar e em fase de migração de informações. Hoje, não é mais possível utilizar o sistema estadual anterior, novos cadastros devem ser feitos diretamente no Sisflora 2.0, por meio do site www.sema.mt.gov.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/106138/visualizar/