Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 03 de Agosto de 2015 às 12:30

    Imprimir


O empresário Marco Antônio dos Santos ergue a cadela Judi, que está obesa, no colo (Foto: Raquel Morais/G1)

O empresário Marco Antônio dos Santos ergue a cadela Judi, que está obesa, no colo (Foto: Raquel Morais/G1)

Mandaram comprar ração light. Uma vez eu dei, só que ela estava sentindo muita fome. Aí eu fiquei com dó, porque ela estava com muita fome. E o quanto deixar ela vai comer, porque ela é muito boa de garfo. Ela não pode ver a gente mexendo com comida. Quando ela vê pão fica doida, gosta de frutas. Ela não pode ver, ela pega"

Marco Antônio dos Santos,
dono da cadela Judi

Mesmo ganhando mais espaço para brincar depois de se mudar de apartamento para casa, uma labradora de Brasília começou a engordar e superou o dobro do peso ideal para a raça. O dono, o empresário Marco Antônio dos Santos, afirma que Judi estranhou a nova rotina e passou a comer tanto que alcançou 60 kg. A quantidade de ração foi reduzida pela metade, mas a cadela segue obesa e já tem dificuldades para caminhar.

A briga contra a balança já tem mais de um ano. "Ela gosta muito de correr, de brincar, de criança. E agora, que meus filhos gêmeos [de 3 anos] estão o dia inteiro na creche e estão afastados dela, a coisa mudou. A minha filha Vanessa, de 18 anos, estuda o dia inteiro e também não fica mais tanto tempo com ela. Ela brincava muito com eles. Ela ficou triste", diz Santos.

Um pet shop próximo à casa da família chegou a disponibilizar um funcionário para passear com Judi por algumas semanas, mas as atividades pararam depois de ele ser demitido do estabelecimento. A pet passou então a comer 500 gramas de ração por dia, mas estacionou nos 45 kg.

Segundo o dono, Judi passa a maior parte do tempo deitada em um quintal de 20 m², na companhia de outro cachorro da família, e chega a brigar por causa de comida. A cadela tem 12 anos e já é considerada idoso.

"Ela quase não caminha. Quando anda um pouquinho, já fica cansada", conta o empresário. "Mandaram comprar ração light. Uma vez eu dei, só que ela estava sentindo muita fome. Aí eu fiquei com dó, porque ela estava com muita fome. E o quanto deixar ela vai comer, porque ela é muito boa de garfo. Ela não pode ver a gente mexendo com comida. Quando ela vê pão fica doida, gosta de frutas. Ela não pode ver, ela pega."

O veterinário Leonardo Quintanilha afirma que cães mais velhos realmente tendem a ficar mais pesados. No caso do labrador, o ideal é que ele permaneça entre 25 kg e 36 kg. A expectativa de vida da raça é de 15 anos.

"A redução da atividade e fatores genéticos contribuem para aumento da massa corpórea", explica o especialista. "E a obesidade em cães diminui sua longevidade."

Entre as consequências do excesso de gordura canina estão problemas articulares, alterações cardíacas e diabetes. De acordo com o veterinário, também há um aumento de casos de câncer de mama em cadelas acima do peso.

A cadela Judi, que ficou deprimida depois de se mudar de apartamento do DF para casa e ficou obesa (Foto: Raquel Morais/G1)

A cadela Judi, que ficou deprimida depois de se mudar de apartamento do DF para casa e ficou obesa (Foto: Raquel Morais/G1)

O empresário Marco Antônio dos Santos afirma sonhar com a possibilidade de ajudar a cadela, que foi presente de um amigo, a emagrecer. Ele compra o pacote de ração de 20 kg, que custa R$ 160, mas a quantidade não dura nem duas semanas.

"É que eu não tenho tempo assim, porque nosso dia é corrido. Eu tinha vontade de ver um tratamento para ela. Eu gosto tanto dessa minha cachorra. Queria arrumar alguma coisa para ela. Fazê-la queimar essa gordura", diz.

Labradora Juri, que está acima do peso, durante passeio com empresário do DF (Foto: Raquel Morais/G1)

Labradora Juri, que está acima do peso, durante passeio com empresário do DF (Foto: Raquel Morais/G1)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/104716/visualizar/