Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 31 de Julho de 2015 às 16:00

    Imprimir


O sexo e as questões relacionadas à sexualidade são assuntos que, até pouco tempo, eram tabus. Com o passar dos anos, a temática foi de um extremo ao outro, sendo hoje objeto de análise desde os estudos mais profundos, no campo comportamental humano, até os comentários mais indiferentes, nas rodas de conversa de escolas, universidades, empresas, reuniões de família etc. Buscando oferecer um novo foco sobre a questão, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso promove nos próximos dias 1 e 2 de agosto o seminário ‘Sexualidade e Saúde Espiritual’, em sua sede, no bairro Morada do Ouro.

A superexposição do tema pode parecer inofensiva e, em um primeiro momento, até saudável, mas a superficialidade decorrente deste processo é muito grave, segundo o psicoterapeutatranspessoal Alírio de Cerqueira Filho. “Pela sociedade em geral [a temática] tem sido tratada de uma forma muito leviana, superficialista, em que há um culto hedonista, no qual o prazer a qualquer custo é colocado em primeira instância.”

Segundo ele, o processo da análise superficial das questões relacionadas à sexualidade leva a um ‘sexualismo’ cada vez mais desenfreado, a uma proposta de sexolatria (o culto ao sexo). “Sem sexo não há como ser feliz’, é o sexo de uma maneira totalmente equivocada, totalmente centrada no puro prazer sensual, e não no complemento a uma relação afetiva, como deve ser”, acrescenta.

Segundo Alírio de Cerqueira, os formadores de opinião, como sexólogos, doutores e professores, que buscam uma abordagem materialista do tema, têm também sua responsabilidade no processo. “Eles tratam o sexo de um ponto de vista puramente material, em que tudo não passa de gozos do corpo perecível. E que a pessoa deve usufruir desse gozo até à exaustão, de todas as maneiras possíveis, como se isso fosse um direito dela, de viver isso como um direito. As pessoas que não têm um orgasmo são pessoas que não têm uma qualificação como ser humano integral”.

Alírio, que também é vice-presidente da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Feemt), aponta o paradoxo formado pela abordagem dos sexólogos (especialistas na área do conhecimento que trata do comportamento sexual): “Eles trabalham para tratar as parafilias, ou seja, as doenças psíquicas ligadas ao sexo, mas ao mesmo tempo estimulam uma sexolatria. Somente quando os distúrbios fogem do ‘normal’ é que são tratados como aberrações”.

Dentro desse contexto, Alírio pontua que existe um esforço por parte do Movimento Espírita organizado em disseminar um convite ao aprofundamento das reflexões relacionadas às questões sexuais. “Dentro de uma visão do Espírito imortal, é preciso que se leve em conta a Lei de Amor, Justiça e Caridade. Se o Espírito utiliza do sexo agindo com desamor, injustiça e de descaridade consigo mesmo, ou usando o outro com desamor, injustiça e de descaridade, ele está usando do sexo na contramão da vida”, afirma Alírio.

O seminário ‘Sexualidade e Saúde Espiritual’ é baseado na obra de mesmo nome publicada pela Editora Espiritizar, captada em entrevistas mediúnicas com Espíritos Superiores e organizada pelo próprio escritor e orador espírita Alírio. “A ideia é fazer vários seminários desse livro. Nesse primeiro, estudaremos o tema sem a pretensão de esgotá-lo, analisando ponto por ponto as questões apresentadas e o sentido das respostas na vida das pessoas, fazendo um paralelo com outras obras, para que possamos aprofundar e compreender tudo aquilo que os Espíritos Superioresjá relataram em suas comunicações mediúnicas [quando um Espírito fala por intermédio de um médium]”.

Sobre a diferença entre sexo, sexualidade e sexualismo, Alírio Cerqueira parafraseia a obra que embasa o seminário ao pontuar que “sexo é função biológica, enquanto sexualismo é o culto ao sexo de forma indevida, ou seja, fazer do ato sexual e de todas as manifestações da libido uma meta, um objetivo falso a ser alcançado. A sexualidade, porém, - segundo o palestrante - é uma manifestação natural do processo no qual o Espírito viaja pela reencarnação em corpos femininos e em corpos masculinos vez que outras, mas nada tem a ver com a questão erótica e viciosa”.

Finalizando, o facilitador pontua que a abordagem não expressa preconceitos, condenações a qualquer pessoa que esteja numa postura sexualista. Mas, ao mesmo tempo, esclarece todos os pontos que o sexualismo gera de conflito e de dor para a criatura, e convida, de uma forma muito clara, à busca da sexualidade como complemento das relações afetivas. “Tudo é esclarecido com muito respeito, de modo a consolar os que estão vivendo a questão sexual de maneira perturbadora”, conclui.

O seminário ‘Sexualidade e Saúde Espiritual’, além de Alírio de Cerqueira Filho terá a participação do comunicólogo Afro Stefanini II, que é diretor da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso e um dos médiuns responsáveis pela psicografia do livro. Entrada livre.

Serviço

Dias 1 e 2 de agosto
Sábado: 8h às 12h – 14h às 18h
Domingo: 8h30 às 12h30
Local: Espaço Feemt – Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, setor Oeste, Morada do Ouro, Cuiabá – MT.
Mais informações: www.feemt.org.br | feemt@feemt.org.br | (65) 3644-2727





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/104633/visualizar/