Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Opinião
Sexta - 02 de Junho de 2023 às 06:24
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


Infelizmente, o Brasil perdeu seu Norte; como se não bastassem às constantes sobreposições de poderes, a vilipendiação da Carta Magna a Constituição Cidadã de 1988 que rege o nosso país, que vira e mexe é literalmente rasgada.

Segundo o governo brasileiro, a vinda ao Brasil de Nicolás Maduro presidente da Venezuela, teria como objetivo central à participação do encontro com 11 líderes da América do Sul, que aconteceu no último dia (30) em Brasília.

A vinda do Maduro ao Brasil parece uma verdadeira cortina de fumaça, objetivando, buscar algum tipo de acordo bilateral financeiro com o nosso país, haja visto, antes dessa reunião dos 11 países.

Maduro participou de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.


Segundo a página da South American Initiative, a Venezuela precisa urgentemente de apoio financeiro, o caos que se instalou nesse país, é fruto de um governo ditatorial e sanguinário exercido pelo ditador Nicolás Maduro, que perpetua no poder a qualquer preço.

Para os apaixonados por ditaduras; na Venezuela crianças morrem todos os dias vítimas da desnutrição ou até mesmo do abandono parental, uma vez que os pais são incapazes de alimentar toda a família.

Na Venezuela os campos: políticos, sociais e econômicos estão em frangalhos, pois eles vivem: crise de abastecimento de alimentos; remédios e itens básicos; crise de migração em massa do seu povo; alta inflacionária que prejudica sua economia dia a dia; isso é fruto da ditadura imposta por Maduro, que aparelhou o Estado e o Exército para se manter no poder e oprimir a população.

Esse modelo de governo opressor e reacionário, levou a população à crise de abastecimento, em função disso; segundo uma pesquisa feita em 2017 pela Encuesta Condiciones de Vida (ENCOVI), apontou que 64,3% dos venezuelanos reconhecem ter perdido até 11 quilos, isso nos leva a uma triste constatação que em pleno século XXI, ocorre nesse país “Holocausto Moderno”.

Maduro, quando indagado por uma repórter, com relação à dívida com o Brasil, o mesmo respondeu que uma comissão bilateral “vai estabelecer a verdade”, resta saber qual verdade.

A dívida da Venezuela junto ao governo do Brasil gira em torno de US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões), segundo informações divulgadas durante a visita de Maduro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Os débitos venezuelanos com o Brasil de acordo com o MDIC, são referentes ao inadimplemento em exportações brasileiras de bens de serviços que contrataram o Seguro de Crédito à Exportação, lastreado no Fundo de Garantia à Exportação.

Em sua maioria, as operações foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o restante, segundo o MDIC, ocorreu por financiamentos estrangeiros.

O governo Lula, parece ter vocação para ajudar países “pobre”; que se encontram em situação calamitosa, governos com regimes ditatoriais e alguns sanguinários como o governo da Venezuela, tendo como presidente Nicolás Maduro.

Para fechar com chave de ouro, ao final da entrevista com Maduro, a repórter Delis Ortiz, da Rede Globo, afirmou ter levado um soco na altura do peito, durante uma confusão entre seguranças a serviço do governo Nicolás Maduro e jornalistas.

Isso, é apenas uma mostra do autoritarismo e violência dessa gente; este fato aconteceu no Brasil. “Durmam com um barulho desses”.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/artigo/1075/visualizar/