Vox Populi contraria Ibope e dá vitória de Lúdio Cabral em Cuiabá
Lúdio Cabral (PT) 52% e Mauro Mendes (PSB) 48%. É que o apresenta o Instituto Vox Populi em pesquisa que será divulgada na edição de domingo do jornal Diário de Cuiabá. Estes números são totalmente diversos do apresentado na sexta-feira na TV Centro América pelo Instituto Ibope que dá o empresário Mauro Mendes na dianteira com 48% dos votos contra 43% de Lúdio Cabral. Aliás até este sábado foram divulgadas cinco pesquisas. Apenas o Ibope dá a vitória para Mauro Mendes.
Em meio a tantos números, que divergem entre uma pesquisa e outra, nem os concorrentes Mauro Mendes e Lúdio Cabral, muito menos suas coordenações de campanha e analistas políticos do Estado se aventuram a afirmar com certeza absoluta quem vai ser o eleito dia 28, quando acontece o segundo turno. “Está difícil fazer qualquer tipo de previsão. O melhor é esperar a abertura das urnas”, disse um analista política.
A dúvida recai não tanto pelos números apresentados no total de votos de cada instituto a cada um dos candidatos, mas sim a margem de erros dos levantamentos. O Ibope apresenta uma margem de erro de 4% para mais ou para menos. Assim, apesar de apresentar uma diferença de 5% em relação ao concorrente Lúdio Cabral, Mauro Mendes não pode comemorar. Pois os números, avaliados friamente indicam um empate técnico.
O mesmo acontece em relação a pesquisa que será divulgada neste domingo pelo Vox Populi. A margem de erro é de 3,5%. Portanto, pode se afirmar que existe um empate técnico entre os dois concorrentes e que, neste momento, só as urnas vão definir quem será o novo prefeito de Cuiabá.
A pesquisa Vox Populi, que apresenta uma margem de erro de 3,5% foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro ouvindo 800 pessoas em dezenas de bairros da Capital.
Quando são levados em conta os votos totais – que consideram todas as respostas -, Lúdio Cabral tem 47% contra 43% de Mauro. Três por cento disseram que votariam nulo ou branco. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Os entrevistadores do Vox Populi também perguntaram aos eleitores sobre a expectativa de vitória, independentemente de quem eles vão votar. Para 47% dos eleitores, o vitorioso desta eleição será Lúdio Cabral. Outros 43% apostam em Mauro. Dez por cento não souberam ou não responderam à pergunta.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00687/2012.
Comentários