Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011

Ibama emite licença para construção da 3ª etapa de ferrovia em MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu licença prévia para a implantação da terceira etapa da ferrovia, que liga Alto Araguaia até Rondonópolis. A licença em questão são de 75,6 quilômetros interligando os municípios de Itiquira a Rondonópolis. Esta obra vai ampliar a capacidade operacional da ferrovia no transporte de grãos e outros insumos mato-grossenses até o porto de Santos (SP).
Leia mais...

As 10 cidades mais sustentáveis do mundo

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Luana Caires

Leia mais...

Preparativos para o Dia Mundial Sem Carro

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Daniel Santini

Tempo seco, ar arranhando a garganta, uma mistura grossa de fumaça e poeira entupindo o nariz, os pulmões, sujando tudo. Setembro começou com uma nuvem espessa e nojenta de poluição cobrindo São Paulo, cercando prédios e casas, envolvendo as pessoas. A cidade respira a expansão de avenidas até sobre várzeas de rios, a derrubada de canteiros, jardins e árvores para a ampliação de pistas, as tentativas de substituição de parques por túneis, a construção de viadutos sobre viadutos.
Leia mais...

Marajó pode vir a ser Reserva da Biosfera

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Karina Miotto

O Programa Viva Marajó existe há mais de um ano. Desde agosto de 2010 realizou 13 debates sobre questões socioambientais da região. Ano passado filmou o documentário Expedição VIVAMARAJÓ, de 55 minutos. O lançamento aconteceu há duas semanas. De acordo com o Instituto Peabiru, que coordena o programa, o próximo passo é apoiar a candidatura do Pará na criação da Reserva da Biosfera do Marajó como parte do Programa Homem e Biosfera (MAB) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Leia mais...
Fumaça proveniente de queimadas na Amazônia boliviana ruma para o estado do Acre. Focos de incêndio são mostrados com po
Fumaça proveniente de queimadas na Amazônia boliviana ruma para o estado do Acre. Focos de incêndio são mostrados com po

Fumaça de queimadas na Amazônia boliviana afeta cidades do Acre

Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2011 | por Eduardo Carvalho

Imagens de satélite divulgadas nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram uma grande região de queimadas na Amazônia boliviana, cuja fumaça tem prejudicado o estado do Acre. Também foram detectados focos de fogo em áreas protegidas de Mato Grosso e do Pará.
Leia mais...

Senador relator do Código Florestal altera as regras para uso de APPs

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por Alexandre Alves

O relator, no Senado Federal, do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011), senador Luiz Henrique (PMDB-PR), alterou o polêmico texto aprovado na Câmara dos Deputados no primeiro semestre. O relatório, apresentado nesta quarta-feira (31), à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), modifica principalmente as regras para uso de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

 

Leia mais...

Entidades fazem caminhada e panfletam contra Código Florestal

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011 | por Welington Sabino

Integrantes do Movimento Via Campesina, organização internacional de camponeses que tem por objetivo defender os interesses desse segmento, realizam nesta sexta-feira (26) uma caminhada pela avenida Miguel Sutil com destino ao Centro de Eventos do Pantanal, onde acontece o Seminário Internacional A Constituição e o Meio Ambiente. Intitulada como “Caminhada em defesa da floresta e da vida”, os manifestantes vão panfletar na entrada do evento mostrando aos participantes do seminário, o porque são contra o projeto de Novo Código Florestal cujo relator deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está em Cuiabá para debater o assunto.
Leia mais...
Alexander Maia deixa a Sema-MT mas não descarta outro cargo no governo.
Alexander Maia deixa a Sema-MT mas não descarta outro cargo no governo.

Secretário de Meio Ambiente de MT entrega pedido de exoneração

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011 | por Ericksen Vital e Kelly Martins

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Tores Maia, anunciou há pouco que entregou o cargo ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). Maia não declarou o motivo da decisão, mas destacou que enfrenta pressões políticascomo a greve de servidores, além de ser investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa, por supostas irregularidades nas concessões de licenças ambientais para  construção de usinas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), no estado.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia cai 53,6% em julho na comparação anual

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2011

O desmatamento da Amazônia caiu 53,6 por cento em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostraram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, que apontaram perda de 224,94 quilômetros quadrados de floresta no mês passado.
Leia mais...

Juvam reverte multa em benefício para a população

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2011

O valor de uma pena pecuniária aplicada contra crimes ambientais pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Cuiabá beneficiou dezenas de frequentadores do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, que recebeu uma bomba dosadora de cloro para garantir a qualidade da água consumida para beber. O equipamento demandou um investimento em torno de R$ 2 mil e vai beneficiar cerca de 500 pessoas que transitam diariamente no local.
Leia mais...