Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 22 de Dezembro de 2014 às 21:36
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Minas Gerais tem sete entre as 20 escolas com as melhores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. As instituições de ensino mineiras também eram maioria entre aquelas com as melhores avaliações na seleção de 2012. Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no ranking com quatro colégios cada. Instituições de ensino de Piauí, Ceará e Distrito Federal também marcam presença na lista das melhores notas do país.

As médias por escola no processo de seleção que se tornou a principal porta de entrada no ensino superior do país foram divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, aparece no topo da relação, repetindo o resultado do Enem de 2012. Em segundo lugar, está, também como no passado, o Colégio Benoulli (Unidade Lourdes), de Belo Horizonte. No Estado do Rio, chama a atenção a pouca participação das escolas tradicionais entre as 20 melhores. O Colégio São Bento, que ano após ano aparece entre as instituições com as maiores médias, ficou na 7ª posição. As outras três aparições fluminenses na lista são unidades da rede Colégio e Curso Ponto de Ensino (Pensi), que ocupam a terceira, a 13ª e a 19ª colocações.

Entre as 100 escolas com as melhores médias, 77 ficam na Região Sudeste. Nessa relação, há cinco instituições públicas, sendo que o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) é a melhor entre elas, na 12ª posição, com 702,99 na média das provas objetivas. Das 20 escolas com melhor desempenho nas provas objetivas, 19 são particulares. Entre as 100 melhores, 93 são privadas.

Quando se trata das escolas do país que melhor se saíram na redação do Enem, o Coleguium, de Minas, teve a melhor nota do país, 869. O Colégio São Bento (RJ) aparece em segundo, com 862,27, e o Cemp Ensino Médio em terceiro, com 846,15.

Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, ficou com a segunda colocação nacional. Segundo o diretor de ensino da unidade, Rommel Fernandes Domingos, o resultado reflete, sobretudo, o esforço e o interesse dos alunos. Mas ele destaca também a qualidade do corpo de professores:

- Eles são atualizados e têm uma comunicação muito eficiente com os jovens. A gente percebe que eles são amados e admirados pelos estudantes.

A tabela com os resultados por escola do Enem de 2013 foi divulgada, nesta segunda, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além do desempenho médio de cada escola, percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho e a média dos 30 melhores alunos, pela primeira vez, cada instituição terá informações sobre dois novos indicadores: o nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.

Foram informadas as médias de 14.715 escolas públicas e privadas, 56,8% do total de 25.909 escolas com algum aluno concluinte do ensino médio matriculado, de acordo com o Censo Escolar. O Ministério da Educação não divulga os resultados de escolas em formato de ranking. Assim, jornais elaboram a lista a partir de uma tabela bruta divulgada pelo ministério, e a posição de escolas pode variar, a depender do critério utilizado. Os resultados foram divulgados previamente às escolas, no dia 1º deste mês. Dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recursos no Inep.

O Enem é um exame voluntário feito por estudantes da rede pública e privada, além de jovens e adultos que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Os resultados por colégios, contudo, consideram apenas o desempenho de alunos matriculados no 3º ano do ensino médio. O Inep só divulga resultados de escolas onde ao menos metade dos concluintes fizeram as provas, sendo que o mínimo de participantes da unidade, em números absolutos, não pode ser inferior a dez. O objetivo é que, com isso, as notas sejam representativas do desempenho de cada escola.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/99371/visualizar/