Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 19 de Dezembro de 2014 às 19:55
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


A Polícia Civil suspeita que uma quadrilha de assaltantes esteja atuando nos shoppings de Cuiabá. De novembro para dezembro lojas que vendem celulares e eletrônicos nos três shoppings da capital mato-grossense foram assaltadas quatro vezes. As ocorrências têm gerado insegurança nos consumidores, que antes consideravam esses estabelecimentos um lugar seguro.

No dia seis de novembro, três homens armados renderam os funcionários de uma loja de celulares em um shopping, e levaram cerca de R$ 10 mil em dinheiro e em cheques, além de telefones. O circuito interno de segurança da loja registrou a ação. Já no dia 21 desse mesmo mês, quatro homens armados fingiram ser clientes e anunciam o assalto também em uma loja de celulares, mas dessa vez em outro shopping. Eles levaram R$ 13 mil em dinheiro e mais 80 aparelhos smartphones.

A terceira ocorrência no mês de novembro foi registrada no estacionamento de um shopping localizado na região da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Houve troca de tiros e um dos seguranças do estabelecimento acabou baleado. Nesse caso, nenhuma loja chegou a ser roubada.

Já o quarto registro ocorreu no dia 16 do mês de dezembro, novamente em um dos shoppings. Os assaltantes armados entraram em uma loja de celulares e levaram aparelhos e dinheiro. Em todas as situações, as imagens do circuito interno foram encaminhadas à Polícia Civil. Para a delegada que investiga os casos, Nubya Beatriz Gomes dos Reis, o assalto ocorreu de forma muito parecida com os anteriores. “Eles se passam por clientes, entram no estabelecimento comercial sem levantar nenhuma suspeita, mostram discretamente as armas para os funcionários e fazem a abordagem bem discretamente também”, observa a delegada.

Nubya ressalta que os assaltos são muito rápidos, duram apenas alguns minutos. “Tanto que nem clientes do lado de fora conseguem observar a ação. Depois eles colocam os aparelhos dentro de mochilas ou sacolas e saem normalmente como clientes”, completa Reis.

Com o segundo roubo em menos de um mês, o superintendente de um desses shoppings, José Júlio Cantino, se diz preocupado, porém não vê motivo para pânico. Segundo ele, o estabelecimento está preparado para lidar com esse tipo de ação e o principal é garantir a segurança dos clientes.

“Não podemos entrar em luta armada dentro dos corredores do shopping. A ordem é para que deixem sair e lá fora tomem as atitudes que tem que se tomar. Nesse período já se chamou a polícia, que fica esperando ou as vezes não chega em tempo, mas se resolve fora do shopping. O principal é a vida humana, são os nossos clientes, os nossos lojistas, os nossos funcionários”, pontua.

Até o momento, nenhum dos produtos roubados foi recuperado. Foram mais de 300 celulares levados pelos assaltantes. A delegada alerta para ofertas de aparelhos com preços mais baixos e produtos sem nota, principalmente pela internet. Receptação é considerada crime e a pena pode variar entre um e quatro anos de prisão. “´Precisa ver a nota fiscal, olhar o valor correto do aparelho, se realmente condiz com a realidade do valor da empresa, porque senão será autuado e conduzido por receptação até a delegacia”, frisou Nubya.

Sobre as filmagens de circuito de segurança cedidas pela polícia, a delegada Nubya reforça que, se alguém reconhecer algum dos bandidos que aparecem nas imagens, deve entre em contato com a polícia através do telefone 197.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/99302/visualizar/