Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 18 de Dezembro de 2014 às 11:38
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Menos lixo no meio ambiente, menos focos de dengue e mais economia para os cofres públicos. Esse é o objetivo da prensa e reciclagem de materiais inservíveis que ocupam espaço nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Ao todo, serão prensados 19 mil veículos em todo o estado, 3 mil deles somente no pátios de Cuiabá.

Os veículos considerados inservíveis obedecem aos critérios estabelecidos na portaria 219/2014, de outubro de 2014, que regulamenta os procedimentos para a destinação do material. Pela portaria podem ser considerados inservíveis aqueles automóveis que estão há mais de dois anos no pátio do Detran-MT.

Os proprietários foram notificados e os veículos classificados como inservíveis passam por um processo de descontaminação e descaracterização e, posteriormente, são prensados, triturados e encaminhados para a reciclagem.

Segundo o presidente do departamento, Eugênio Destri, o Detran-MT gasta em média R$ 50 mil por mês com aluguel de pátios para conseguir armazenar os 27 mil veículos apreendidos em todo o estado. Com a publicação da portaria, o Estado realizou um leilão do material inservível no dia 1º de dezembro deste ano. A empresa vencedora (M.A.Z. Leite Sucatas ME) ofertou R$ 0,20 por quilo de sucata. O valor arrecadado será depositado na conta única do estado e os veículos.

Para o governador Silval Barbosa, além do gasto com pátios existem os problemas ambientais e de saúde pública causados por esses veículos, que muitas vezes se tornam foco de proliferação do mosquito vetor da dengue. “É preciso ter um limite de tempo para ficar no pátio. Tem carro que entrou em bom estado, mas acabou virando sucata. Temos que dar uma destinação correta a esse material, limpar os pátios”.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/99230/visualizar/