Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 28 de Novembro de 2014 às 09:30
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Cursos de Capacitação e Projeto Japuíra são responsáveis pelo crescimento da qualidade de vida nas famílias em Nortelândia.
Cursos de Capacitação e Projeto Japuíra são responsáveis pelo crescimento da qualidade de vida nas famílias em Nortelândia.

O Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Edivaldo de Sá, esteve nesta terça-feira (25.11) visitando a Secretaria Municipal de Assistência Social, oportunidade em que conversou com a titular da pasta, Ana dos Anjos Martins Peron e a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Elena Campanholi, com o objetivo de atualizar os dados relativos aos trabalhos desenvolvidos e conhecer um pouco mais de perto a realidade no setor.

Cursos de Capacitação e Projeto Japuíra são responsáveis pelo crescimento da qualidade de vida nas famílias em Nortelândia. 

O Secretário de Administração fez questão de ressaltar as ações e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social durante a gestão do prefeito Neurilan Fraga, na implementação de políticas socioeconômicas setoriais para atender as demandas de proteção social e enfrentamento da pobreza no município, atuando em diversas frentes para promover o desenvolvimento social e econômico, inclusive com a inclusão das famílias e consequentemente das pessoas na economia, seja através de capacitação ou de programas ou projetos de geração de renda.

“A Assistência Social deixou de ser assistencialista e paternalista para ser indutora do desenvolvimento social, o que é possível perceber com a inclusão de pessoas que antes estavam foram do mercado de trabalho e hoje se encontram economicamente ativas, assegurando qualidade de vida das famílias envolvidas” disse.

Para ele, o diferencial desta gestão é também o de desenvolver ações e estratégias de combate às consequências geradas pela pobreza, como a exclusão social, e ao mesmo tempo, garantir o acesso democrático às políticas públicas essenciais, como educação, saúde, cultura, esporte, lazer e habitação, promovendo a inclusão social das camadas mais carentes da população.

“As ações nesta área visam dar mais dignidade as pessoas de todas as idades e os resultados são visíveis com a redução da pobreza e o crescimento da qualidade de vida das famílias de baixa renda” destacou Edivaldo de Sá.

A Secretária de Assistência Social Ana dos Anjos Martins Peron, enfatizou que a atual administração por orientação do prefeito Neurilan Fraga, focou na implementação e funcionamento de programas e projetos baseados na cidadania, inclusão social, unificação e descentralização de serviços e projetos, como por exemplo, a criação do Projeto Rede, que reúne todas as secretarias e sociedade civil organizada na transformação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso trabalho é promover a proteção social básica para reverter situações de vulnerabilidade e risco social e assim induzir as pessoas a buscarem meios de sobrevivência através dos projetos de desenvolvimento econômico diretamente ligados a gestão municipal” frisou.

Anita Peron, citou como o exemplo, o projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), que capacitou dezenas de mulheres para a costura industrial, inserindo-as no mercado de trabalho, o que consequentemente mudou a vida de muitas famílias.

Elena Regina Campanholi, Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é a porta de entrada da rede de proteção social do Poder Público municipal, onde são desenvolvidas diversas oficinas, programas e projetos sociais, elencou a capacitação de adolescentes, jovens e adultos em diversas áreas, como grande indutor do desenvolvimento social.

“A capacitação é um divisor de águas na vida das pessoas, por que elas passam a ter condições de buscar uma vaga no mercado de trabalho e com dignidade transformar a vida de toda a família” pontuou.

De acordo com informações da Secretaria de Assistência social, somente este ano, dados computados até outubro, mais de 200 pessoas já foram capacitadas em parceria com os Governos Estadual e Federal. Cursos como eletricista, cuidados de idoso, garçon, manicure e pedicure, programador de web, entre outros, são responsáveis pela inserção de homens e mulheres no mercado econômico, bem como na abertura de pequenos negócios.

O Projeto Japuíra desenvolvido no Parque Agroindustrial, atende dois grupos de mulheres que costuram para empresas de todo o Brasil, beneficiando diretamente 30 pessoas, inclusive na Zona Rural.

Vários grupos participam das oficinas desenvolvidas no CRAS, sendo Grupo Santana, Grupo Pintando e Aprendendo a Elaborar, Grupo Jovem Violeiro, Grupo a Arte de Pintar em Tecidos, Grupo Mulheres Empreendedoras, Grupo Arte de Pintar e Viver Bem, Grupo Jovem Violeiro no Campo, Grupo Oficina de Teatro, entre outros.

O Programa de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) atende hoje 145 pessoas com deficiência e 125 idosos, gerando uma renda mensal de pouco mais de R$ 195 mil reais.

Ao todo cerca de 1.500 familias são usuárias do Cadastro Único, sendo que 1.077 tem renda entre 01 a 1,5 salário mínimo, 336 entre 01 a 2,5, 77 de 02 até 3,5, e 03 famílias acima de 03 salários minímos.

Atualmente 608 famílias são beneficiarias do Programa Bolsa Família, programa de transferência de Renda do Governo Federal, que injeta na economia R$ 96 mil reais mensalmente.

Prêmio Vivência Social

A atual administração de Nortelândia tem recebido ao longo dos anos diversos prêmios de organismos governamentais e não governamentais, pelos desempenhos obtidos em áreas como Educação e Saúde.

O gestor municipal também já foi agraciado com prêmios entre os 100 melhores gestores do Brasil, e um dos mais importantes em nível nacional concedido pela Fundação Abrinq, o Prefeito Amigo da Criança, e ainda nota 10 pelo Tribunal de Contas (TCE/MT) pelo trabalho na Secretaria Municipal de Educação. A Saúde do município também é detentora de premiação nacional pelo índices atingidos no Ministério da Saúde.

A Assistência Social obteve no inicio deste ano, o reconhecimento nacional pela Proram Eventos Sustentáveis que concedeu o Prêmio “Vivência Social 2014” aos melhores secretários municipais de Assistência Social do Brasil, no 1º Fórum de Projetos e Ações das Secretarias Municipais de Assistência Social que aconteceu entre 27 e 30 de Março, em Salvador (BA).

O prêmio é devido ao resultado de vários critérios pesquisados e avaliados tais como a gestão de recursos, ações e projetos praticados no município com base na sustentabilidade.

Desde 2008, é desenvolvido um amplo programa que visa reduzir os índices de vulnerabilidade social, através de ações conjuntas com outras secretárias, que vão desde cursos de capacitação, a palestras e identificação in loco dos problemas vividos pelas famílias, bem como estrategicamente das soluções para as situações encontradas. Ações didáticas, psicológicas e assistenciais visam reduzir casos de prostituição infantil, evasão escolar, entre outros. Uma das atividades que alcançam resultados importantes está na inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho, através do programa de implantação de um polo de confecção, que garantiu o incremento na renda de diversas famílias no meio urbano e rural.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/98583/visualizar/