Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 27 de Novembro de 2014 às 17:12
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Estudantes cortam cabelo para doar a pacientes com câncer em Cuiabá (Foto: Jéssica Moreira/G1)

Estudantes cortaram cabelo para doar a pacientes com câncer em Cuiabá (Foto: Jéssica Moreira/G1)

Cerca de 60 pessoas entre alunos e professores de uma escola particular de Cuiabá cortaram seus cabelos na tarde desta quarta-feira (26) para doar à associação MTmamma, que atente pacientes com câncer. A ideia de mobilizar os estudantes e professores surgiu depois que uma aluna, Valentina Carvalho, de 3 anos de idade, decidiu doar seus cabelos para pacientes com câncer depois de assistir a uma reportagem na televisão sobre mulheres que doaram cabelo para o projeto do MTmamma.

Para participar desta ação, estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio tiveram autorização prévia dos pais, que de acordo com a coordenação da escola apoiaram a iniciativa.

O projeto, chamado "Amor ao próximo", levou mãe e filha a cortarem os cabelos para doá-los à associação. A professora Evanildes Marta e a filha Vitória Valentina, de 11 anos, definiram a ação como um ato de amor. A estudante Maria Laura, de 13 anos, reforçou a importância de contribuir para ajudar os pacientes. “O cabelo cresce de novo e é muito bom ajudar o próximo”, disse Maria Laura em entrevista ao G1.

A professora Franciele Mendes também mudou o visual pela causa. Ela mantinha os cabelos compridos há mais de três anos. “É importante ajudar as pessoas que estão em tratamento do câncer e não têm condições de adquirir uma peruca, uma vez que elas são caras”, comentou a professora. Esta foi a primeira vez que estuante Beatriz Miranda, de 17 anos, doou os cabelos, mas ressaltou que esta cena deve se repetir no futuro. “É um ato de amor e solidariedade. Pretendo, depois que meu cabelo crescer, doar novamente”.

Estudantes cortam cabelo para doar a pacientes com câncer em Cuiabá (Foto: Jéssica Moreira/G1)

Cabelo doado será usado para a confecção de perucas em
Cuiabá (Foto: Jéssica Moreira/G1)

Os cabelos de professores e alunos foram cortados em uma tenda montada em uma praça do Bairro CPA 1, na capital. A escola informou que devem ser realizadas outras ações semelhantes para a doação de cabelos.

A coordenadora de eventos do MTmamma Cleuza Dias disse que em média demora 15 dias para confecção de uma peruca por falta de mão de obra qualificada voluntária. “Temos apenas uma voluntária que confecciona as perucas para a associação. Precisamos de mais voluntárias para aumentar a produção” finalizou.

Ainda de acordo com a coordenadora, qualquer pessoa pode cortar o cabelo e doá-lo ao MTmamma, que está localizado na Rua Amâcio Pedroso de Jesus, Nº 11 no Bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/98572/visualizar/