Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 22 de Abril de 2014 às 13:22
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Os deputados federais Júlio Campos (DEM), Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (Pros) são os que mais deixaram de comparecer às reuniões realizadas neste ano pelas comissões permanentes da Câmara Federal das quais são membros. Já Roberto Dorner (PSD), Ságuas Moraes (PT), Wellington Fagundes (PR) e Nilson Leitão (PSDB) foram os mais presentes. Esses encontros importantes para que os projetos voltados às respectivas áreas tramitem e sejam discutidos.

O parlamentar democrata não justificou 36,4% das ausências nas 11 reuniões realizadas em 2014 pelas comissões das quais é titular, de forma que possui 54,5% de faltas. Entre as mais importantes estão a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e a Comissão Especial destinada a analisar Propostas de Emenda Parlamentar (PEC) que versem sobre a Segurança Pública no país (CESEGUR).

Carlos Bezerra tem 33,3% de faltas não justificadas. Das 12 reuniões promovidas pelas comissões, o peemedebista esteve presente em 66,7%. Ele é membro da comissão mais importante da Câmara, a de Constituição e Justiça e de Cidadania e também integra o Grupo de Trabalho e Consolidação das Leis.

Já o deputado Valtenir Pereira, que chegou a ser campeão de presença em outros anos, perdeu o título e entrou na lista dos faltosos. Ele é da Comissão de Educação e da CESEGUR, deixou de comparecer a 26,1% dos 23 encontros realizados.

O deputado Roberto Dorner, que ocupa o posto desde que o ex-deputado Pedro Henry deixou o cargo devido à condenação no julgamento do mensalão, também está entre os que mais compareceram às reuniões das comissões. O social democrata é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e suplente de outras. Esteve presente em 92,6% das 27 reuniões, assim como o deputado Ságuas, que é membro da Comissão de Educação.

Em seguida está Wellington Fagundes, com 90,9% de presença em 11 reuniões. O republicano é membro da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão Externa que acompanha desdobramentos da situação da gleba Suia-Missú (CEXSUIA).

Nilson Leitão faz parte de 14 grupos de trabalho na Câmara dos Deputados, sendo que entre os principais estão a CAPADR, CEXSUIA, Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e o Grupo de Trabalho que debate questões de terras indígenas (GTTERRAS). De 49 encontros, participou de 87,8%.

Já o deputado Eliene Lima (PSD), membro da Comissão de Educação, compareceu a 86,2% dos 29 encontros promovidos pelas comissões das quais participa.

Vale destacar que os parlamentares fazem parte de outras comissões sem grande relevância para Mato Grosso e que ainda são suplentes em outros grupos do Legislativo nacional. Além disso, é preciso ressaltar que os deputados devem estar presentes ainda em plenário para votação de projetos e que realizam outras atividades, como receber pessoas no gabinete e representar a Câmara em eventos.





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/96198/visualizar/