Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Julho de 2016 às 17:23
Por: Do G1 - MT

    Imprimir


Espetáculo será apresentado nesta terça-feira (19), no Teatro da UFMT (Foto: Divulgação/Confraria dos Atores)
Espetáculo será apresentado nesta terça-feira (19), no Teatro da UFMT (Foto: Divulgação/Confraria dos Atores)

Montagem teatral que representa um episódio marcante na história mato-grossense, a peça “Rusga” será apresentada nesta terça-feira (19), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 19h30, em Cuiabá. O espetáculo é realizado pela Confraria de Atores e a entrada é gratuita.

Rusga, que significa conflito, foi uma luta armada que ocorreu no estado durante o período regencial. Parte da elite cuiabana, desejosa de poder, se levantou contra os inimigos da elite de ascendência portuguesa, chamados pejorativamente de “bicudos”.

O ator e pesquisador histórico da peça, Benone Lopes, explicou que existem várias versões sobre como a Rusga teria acontecido em Mato Grosso, no século XIX. Segundo ele, a peça é uma interpretação da Confraria de Atores sobre o episódio.

“A gente tenta trazer esse climax de terror que Cuiabá vivia naquele momento. A Rusga foi um conflito de campo aberto na cidade. Nós acreditamos que muitos foram mortos e muitos perseguidos”, disse Benone.

Peça representa luta armada que houve em MT durante o período regencial (Foto: Divulgação/Confraria dos Atores)Peça representa luta armada que houve em MT durante o período regencial (Foto: Divulgação/Confraria dos Atores)

O espetáculo trata de uma disputa de poder e riquezas, com manifestações de xenofobia em nome de supostos ideais de patriotismo. A trama gira em torno de quatro personagens no dia do acontecimento histórico, que ocorreu em 30 de maio de 1834.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro da UFMT, uma hora antes do início da seção. O espetáculo faz parte da programação cultural "Panorama das Artes da Cena", realizada pela UFMT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/105419/visualizar/