Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Variedades
Sexta - 15 de Julho de 2016 às 17:50
Por: Isabela Mercuri - Olhar Direto

    Imprimir


O curso para se tornar um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas. As aulas são gratuitas e acontecem aos domingos, das 8h às 11h. O principal objetivo é formar pessoas dispostas a ajudar ‘com o coração aberto’.

No total, são doze semanas de curso para aprender a ouvir. “É preciso aprender a ouvir com total atenção a quem está falando. Numa conversa com um amigo, nós normalmente ouvimos e pensamos em nós mesmos, em falar de nós depois. Para ser um voluntário é preciso dar 100% de atenção ao outro”, explica o coordenador do CVV em Cuiabá, Joimmyr Hellensberger.



As aulas são separadas em teóricas e práticas. No começo, os alunos aprendem sobre a história do CVV e sua prática, e depois, passam por simulações de situações que podem acontecer durante o voluntariado. A única restrição para os alunos é que sejam maiores de dezoito anos “e tenham amor no coração”, completa o coordenador.



Depois dos três meses de curso, os voluntários trabalham em regime de plantão. São cerca de quatro horas a quatro horas e meia por semana, em que a pessoa escolhe o dia e horário que ficar melhor pra ela.

O CVV



O CVV nasceu em São Paulo em 1962, e veio para Cuiabá há 25 anos. Seu principal objetivo é ouvir as pessoas. Por isso, estão abertos por diversos meios de comunicação. O principal deles é o telefone, mas o centro também atende por chat, voip (um ‘skype’ somente com voz), email e até mesmo cartas (mais utilizadas por reeducandos do sistema prisional).



Com esses atendimentos, o CVV consegue prevenir muitos casos de suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 8° país do mundo em casos absolutos de suicídio. Ou seja, diariamente, 32 pessoas tiram a própria vida (uma a cada 45 minutos). No mundo todo, são cerca de 800 mil pessoas por ano (uma a cada 40 segundos).



Robert Paris, presidente nacional do CVV, afirmou em entrevista ao Olhar Conceito, em 2015, que de 150 a 200 mil pessoas ligam por dia com intenções de se matar. Estes números aumentam em datas comemorativas como natal e ano novo.



Quem quiser ajudar a diminuir os números gritantes desta realidade pode se inscrever no curso do CVV pelo email cuiaba@cvv.org.br ou pelo telefone (65) 3321-4111. O curso é gratuito e começa no dia 21 de agosto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/105352/visualizar/