Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 29 de Julho de 2015 às 15:26

    Imprimir


Integrantes da equipe médica, envolvidos no caso de Vitalino Ventura da Silva, 58, o homem que foi encaminhado vivo ao necrotério, devem ser ouvidos pela delegada responsável pela investigação do caso, Anaíde Barros da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na próxima semana. Após a conclusão do inquérito, a família deve processar o Pronto-Socorro de Cuiabá (PS) e a médica responsável pelo o atendimento ao paciente.

Conforme a advogada da família, Rafaela Galeski, alguns familiares já foram ouvidos na última semana. Nesta quinta-feira (30), outros parentes vão prestar depoimento à delegada.

Ainda segundo Rafaela, após a conclusão do inquérito a família deve processar o Pronto-Socorro de Cuiabá e a médica responsável pelo o caso.

"Estamos esperando terminar a fase dos depoimentos e assim que a delegada finalizar o inquérito, a família quer entrar com uma ação na justiça", disse.

Além da DHPP, o caso será investigado pelo o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT), pela Prefeitura de Cuiabá e também pelo Ministério Público Estadual.

A vice-presidente do CRM, Maria de Fátima Carvalho, explicou que o resultado da sindicância pode demorar até um ano, pois se trata de um processo bastante lento.

Já a prefeitura, através do secretário de Comunicação e Governo Kleber Lima, disse que o prazo para a conclusão da investigação são de 30 dias prorrogáveis.

Sobre o fato da família entrar na justiça contra o PS, Lima ressalta que a medida é direito de qualquer pessoa que se sinta prejudicada.

Entenda o caso

Depois de ser dado como morto por uma hora, Vitalino Ventura da Silva, 58, foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá, no dia 20 de julho. Por volta das 12h a equipe médica do hospital constatou o óbito, conforme informou a advogada da família Rafaela Galeski.
O paciente tinha sido encaminhado vivo ao necrotério no dia 17, após duas paradas cardiorrespiratórias.
Vitalino estava enrolado em um lençol quando um visitante passou próximo à sala do necrotério e percebeu o movimento da respiração por cima do lençol.

O prontuário médico feito a mão indica que o paciente morreu após uma parada cardíaca. Uma hora depois, Vitalino retornou para a Ala Vermelha da unidade, onde estão internados pacientes em estado grave. Este local teria acomodações para no máximo 8 pacientes e nesta segunda-feira estaria com 20.

A família não teve acesso ao prontuário, mas chegou a ser informada do óbito por telefone. Um dos filhos conseguiu a imagem de um relatório escrito à mão por uma médica.

Às 23h da noite, ela descreve a morte: “parada cardíaca, opto por não reanimar devido à gravidade do caso e à falta de prognóstico".

À meia-noite, ela relata que o “paciente retorna do necrotério apresentando movimentos respiratórios espontâneos”.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/104572/visualizar/