Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Nacional
Terça - 28 de Julho de 2015 às 09:41

    Imprimir


Uma lanterna de choque que libera descargas elétricas equivalentes às de um fio de alta tensão está sendo vendida como se fosse um equipamento inofensivo e pode ser encontrada no comércio de rua das duas maiores cidades do país. Só que um choque desse taser de luz pode até matar.

O engenheiro mediu a descarga elétrica liberada pela lanterna. Somando o que foi registrado nos dois voltímetros, chegamos a 8 mil volts. A mesma quantidade encontrada nos fios de alta tensão da rede elétrica. Uma carga considerada alta e que traz sérios riscos para a saúde, dependendo do tempo de exposição, entre outros fatores.

“Se a tua pele está molhada, a quantidade de corrente que vai chegar no seu organismo é maior do que na pele seca. Ela pode causar parada cardíaca sim, pode ser letal”, explica Olga Souza, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.

O comércio popular no Centro do Rio de Janeiro tem sido alvo de várias operações de combate à venda de produtos roubados ou ilegais. Mesmo assim, a produção do Bom Dia Brasil encontrou a lanterna que dá choque. E quem vende conta que os compradores estão tentando se proteger dos assaltantes que atuam nesta região.

O produto não está exposto, mas, três ambulantes tinham a lanterna para vender

Bom Dia Brasil: Você falou que tem bastante gente levando.
Vendedora: Tem, bastante gente.

E os vendedores falam sobre o efeito provocado pelo choque.

Bom Dia Brasil: Você acha que machuca muito?
Vendedora: Derruba, derruba, derruba legal.

Em São Paulo, a lanterna que dá choque foi encontrada nas imediações da rua 25 de março, um grande centro de comércio popular.

O uso de arma de choque elétrico é controlado pelo Exército brasileiro. A arma conhecida como taser é usada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, por exemplo, há 13 anos.

Já a venda e o uso desta lanterna não são controlados pelo Exército. A Polícia Militar do Rio de Janeiro também afirma que a lanterna não é considerada arma de uso controlado.

O produto é chinês. E o manual não traz informações corretas, segundo o professor de engenharia elétrica. A tensão descrita nas instruções é muito alta, de 1 milhão de volts, semelhante à descarga liberada por um raio. “Esta tensão ela não tem cabimento. Não se pode usar um equipamento desses com um manual com pouquíssima informação e não confiável. A pessoa está arriscada a ela mesma ter problemas depois com esse tipo de equipamento”, afirma Davi Martins Vieira.

E aí vem o jogo de empurra. As autoridades da área da segurança pública que foram ouvidas pela produção do Bom Dia Brasil, no Rio e em São Paulo, disseram que a responsabilidade pela fiscalização dessa lanterna de choque é do Exército. O Exército diz que o produto não é controlado portanto o assunto não é da competência dele.






Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/104528/visualizar/