Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 27 de Maio de 2015 às 09:15

    Imprimir


MidiaNews
Servdiores do Detran protestam e marcam paralisação para o dia 29 deste mês
Servdiores do Detran protestam e marcam paralisação para o dia 29 deste mês

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) decidiram, em assembleia-geral, no começo da noite de terça-feira (26), não aceitara proposta de pagamento de 3,11% da reposição do INPC para maio e os outros 3,11% para novembro. 


Eles querem ainda que o Governo do Estado abra o diálogo com a categoria, com uma agenda para negociação. Os servidores decidiram paralisar as atividades na próxima sexta-feira (29).

Na semana passada, o governador Pedro Taques (PDT) dividiu a reposição de 6,22%, em duas parcelas de 3,11%. A decisão não agradou parte dos servidores.

Durante reunião com líderes do Fórum Sindical, o secretário de Gestão, Júlio Modesto, propôs que o pagamento da segunda parcela seja feito em novembro deste ano. A primeira parcela irá cair na folha deste mês.

Ainda na proposta apresentada pelo secretário, o retroativo referente à correção inflacionária do período entre maio e novembro será pago em janeiro de 2016.

O presidente do Detran, Rogers Jarbas, pediu uma fala no início da assembleia dos funcionários do órgão para reforçar a proposta apresentada pelo secretário Modesto.

“Sabemos que há arrecadação suficiente - aliás, de R$ 1,5 milhão por dia. O impacto mensal para recompor integralmente as perdas inflacionárias do servidores do Detran será de apenas R$ 300 mil. Isso sem contar que o Detran aumentou em 14% todas as suas taxas no mês passado e tem contido gastos até nos materiais de consumo e expediente mais básicos”, afirmou Daiane Renner, presidente do Sinetran.

O líder sindical ainda informou que os servidores sofrem impacto de todas as medidas realizadas pelo Governo, diariamente.

“O sindicato luta, há anos, para que o Detran tenha garantida a sua autonomia financeira prevista em lei, já que é uma autarquia. Até o café e o açúcar, o Detran doou para a Secretaria de Segurança. E estamos à míngua, sem estrutura, sem material. Nossa categoria tem se empenhado em busca de melhorias para oferecer um atendimento mais técnico, eficiente e de qualidade para a população e não pode ser penalizada em um direito tão básico. Não temos aumento salarial, reivindicamos nosso direito à recomposição da inflação”, afirmou.

O Sinetran reclamou que aceitar o parcelamento do INPC em 3,11% para maio e 3,11% em novembro, com o pagamento dos meses perdidos apenas em janeiro, fere a Constituição Federal e a Constituição do Estado, que prevê a reposição anual em parcela única.

"A Assembleia Legislativa seguiu o índice de 8,34% e o Poder Judiciário não abre mão do 6,23% integral, a Constituição do Estado não permite diferenciação entre os poderes”, lembrou Diane Renner.

Como segunda pauta, os servidores do Detran decidiram que irão paralisar as atividades em protesto à falta de diálogo e negociação por parte do Governo no dia 29 de maio.

Com isso, eles aderem também à paralisação Nacional contra as terceirizações marcada para a data mesma. A paralisação será geral em todas as unidades do Estado.

Também ficou acordada uma nova assembleia para avaliações.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/102711/visualizar/