Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 27 de Abril de 2015 às 10:21
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), participará no próximo dia 11 de uma reunião em Goiânia com as associações de municípios de outros sete Estados para discutir uma mobilização em Brasília contra o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) à emenda que obrigava o governo federal a pagar as compensações do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX).

Segundo o pessedista, a intenção do encontro é discutir estratégias para sensibilizar a presidente sobre a necessidade de realizar esses repasses. As associações dos municípios esperam contar com o apoio de suas respectivas bancadas federais e governos dos Estados.

“O FEX já é uma meia compensação, porque quando desonerou a soja em Mato Grosso, nós deveríamos receber muito mais do que está previsto. Agora, vem essa decisão da presidente de não pagar? O Estado tem quase R$ 1 bilhão para receber (referente aos exercícios de 2014 e 2015). Só para os municípios de Mato Grosso o repasse chega a casa dos R$ 250 milhões”, pontua o prefeito.

Ainda de acordo com Neurilan, a AMM deve propor que o assunto também seja pauta da Marcha dos Prefeitos para Brasília, também prevista para ocorrer em maio. O principal tema do evento continua sendo a aprovação de um novo Pacto Federativo, para uma melhor distribuição dos recursos públicos entre os entes da federação.

De acordo com Neurilan, um dos principais problemas enfrentados pelas prefeituras atualmente é conseguir manter os programas criados pelo governo federal. “Por exemplo o Programa de Saúde da Família (PSF). O governo federal só repassa um terço dos recursos necessário para manter ele em funcionamento”, reclama.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/102355/visualizar/