Arenápolis News - www.arenapolisnews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Março de 2015 às 10:13
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O copiloto Andreas Lubitz (Foto: Reprodução)

O copiloto Andreas Lubitz (Foto: Reprodução)

O copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses, que, segundo a Promotoria da França, parece ter derrubado a aeronave deliberadamente, havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP.

Página de Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525 da Germanwings, em rede social (Foto: Reuters)Página de Andreas Lubitz em rede
social (Foto: Reuters)

Andreas Gunter Lubitz tinha 28 anos e era natural de Montabaur, na região de Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele vivia com os pais na cidade e também tinha uma moradia em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal "El País".

A publicação espanhola afirmou ainda que o perfil de Lubitz no Facebook foi apagado (veja uma captura de tela da página ao lado).

Jornais internacionais afirmaram também que o alemão se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.


Perfil psicológico
Durante entrevista coletiva, o promotor de Marselha Brice Robin afirmou que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto. Ele reiterou que Lubitz não estava em listas de suspeitos de terrorismo.

Segundo o jornal inglês "The Guardian", Lubitz era descrito por vizinhos como uma pessoa amigável e que perseguia seus sonhos "com vigor".

Na cidade de Montabaur, um conhecido do copiloto disse à “Associated Press” que ele não mostrava sinais de depressão quando o viu no último outono, enquanto ele renovava sua licença para pilotar planadores em um clube local. “Ele estava feliz por ter o emprego na Germanwings e estava indo bem”, disse um membro do clube, Peter Ruecker. "Ele me passou um sentimento bom", completou. Ruecker descreveu Lubitz como um homem “um pouco reservado”, mas muito amigável.

Placa na casa de Andreas Lubitz, copiloto do avião da Germanwings, na cidade de Montabaur, na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)Placa na casa de Andreas Lubitz, copiloto do avião da Germanwings, na cidade de Montabaur, na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)

O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou na entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que um dos tripulantes deixou a cabine e que o copiloto se recusou a reabrir a porta para a volta do piloto. Disse ainda que Lubitz estava vivo e respirando até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.

Ele também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo Robin.

Clubes de voo
O clube de voo LSC Westerwald, na Alemanha, do qual Andreas era membro, postou em seu site uma nota sobre o copiloto. “Quando jovem, Andreas se tornou membro do clube, ele queria realizar seu sonho de voar. Ele começou como aprendiz em planadores e conseguiu se tornar piloto do Airbus A320. Ele foi bem-sucedido em alcançar seu sonho, um sonho com o qual ele pagou com a vida", afirma o texto.

Lubitz também foi certificado pela Associação de Aviação Federal dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para uma categoria não comercial de pilotos. A inclusão do piloto alemão na base de dados de pilotos certificados foi notícia em um portal jornalístico da área de aviação comercial em setembro de 2013. Segundo o banco de dados da FAA, Andreas Gunter Lubitz recebeu uma licença da associação como piloto em treinamento ("student pilot") em 2010, e uma certificação de “piloto particular” em 6 de janeiro de 2012.

Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)

O site também especifica que o certificado de Lubitz nos Estados Unidos é válido apenas para aeronaves com um só motor ou planadoras, e quando acompanhado de sua licença para voar emitida pela Alemanha.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.arenapolisnews.com.br/noticia/101617/visualizar/