Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011 | por Padre Luizinho*

Opinião Semana Santa, Ele deu sua vida por você

Nesta semana, tudo celebra o Mistério da Salvação. “Ele tomou sobre si as nossas dores. Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas e por suas chagas fomos sarados” (Isaías, 53 – O Servo sofredor). Quando celebramos a liturgia e, de forma especial nesta semana, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, não estamos recordando como num álbum de fotos ou num filme de gravações de memórias passadas.
Leia mais...

Opinião Finanças: Como no tempo dos nossos pais

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por Antonio De Julio

Com certeza quase todos já ouviram esse termo ou algo parecido. Ainda mais quem tem pais mais velhos, de décadas mais distantes. “No meu tempo era diferente”. No meu tempo as coisas funcionavam melhor. No meu tempo eu ia no caixa do banco ou resolvia tudo com o gerente, e não tinha nada desse negócio de caixa eletrônico, era tudo no “olho no olho””. Enfim, assim como rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, hábitos financeiros passados não são garantia de serem bons hábitos financeiros futuros.
Leia mais...

Opinião FHC, PSD e o momento brasileiro

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por FHC, PSD e o momento brasileir

O melhor debate político brasileiro desde as eleições de 1989 está em pleno curso no país, e deve ser creditado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em artigo publicado originalmente na Revista Interesse Nacional, FHC faz uma ampla e fundamental reflexão sobre o papel da oposição e dos partidos políticos no atual momento brasileiro. Em que pese haver muito com o que divergir dele em muitos pontos, há que se reconhecer que FHC toca num assunto central da nossa estrutura política: nossos partidos, tanto os da situação como os da oposição, precisam se reinventar, sob pena de se afastarem cada vez mais da realidade e dos anseios do povo brasileiro.
Leia mais...

Opinião Par ou ímpar?

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por Paulo N. Gasparoto

A concepção popular é de que só cidades como São Paulo necessitam de mecanismos de trânsito e estacionamento em áreas públicas, sendo aí justificado o rodízio de veículos de acordo com o dia da semana e a placa, e os sistemas rotativos pagos.

 

Leia mais...

Opinião Alternativa para políticas de incentivo à pequena empresa

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011 | por Juan Quirós*

É louvável a intenção que motivou a presidente Dilma Rousseff, cumprindo promessa de campanha, a enviar ao Congresso Nacional projeto de lei criando a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, com status de ministério. É preciso mesmo apoiar o segmento, a começar pela redução do índice de mortalidade dessas organizações nos primeiros cinco aniversários, que continua muito elevado, em torno de 58%. Todo ano, cerca de 85 mil fecham as portas. Portanto, é preciso remover os obstáculos à sua longevidade, considerando, ainda, que são responsáveis por 20% do PIB nacional e mais da metade dos empregos com carteira assinada no País, cuja multiplicação é comemorada com efusividade pelo governo.

 

Leia mais...

Opinião Não se precisa da Lei Ficha Limpa

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011 | por HÉLCIO CORRÊA GOMES

A Lei Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) não precisava existir para se ter direito substancial às eleições éticas. Afinal, se o judiciário tomasse o princípio constitucional da moralidade objetivamente, tudo já estaria resolvido.
Leia mais...

Opinião A Mensagem da Cruz

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011 | por Paiva Netto

Páscoa, comovente demonstração de que os mortos não morrem. Não obstante crucificado, na Sua Ressurreição, Jesus, o Cristo Ecumênico, proclamou aos quatro cantos do mundo que a Vida é eterna. E essa indelével Mensagem da Cruz nos faz buscar sempre renovadas forças na Prece.
Leia mais...

Opinião Antes tarde do que Nunca!

Publicado em Segunda - 11 de Abril de 2011 | por Kharina Nogueira

O último dia 06 de abril de 2011 foi um dia muito importante ao nosso país, mas passou sem maiores expressão como merecia em âmbito nacional. Mais lembrado seria, comentado e debatido, se não tivesse tomado conta em seguida das primeiras páginas a fatalidade em Realengo, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, houve uma grande mobilização nacional na luta por um trânsito mais seguro em nosso país com o apóio da ONU lançando esse ano: A Década de Ação de Segurança Viária.
 
Leia mais...

Opinião Me Perdoe Cuiabá...

Publicado em Sexta - 08 de Abril de 2011 | por Carlos Veggi

Cuiabá, minha querida capital, que me acolhestes quando completavas 263 anos, hoje já estás um pouco mais envelhecida, com 292 anos, nesta data poderia escrever mensagens de parabéns, declarações de amor por você, ou apenas dizer, me orgulho de ti Cuiabá, como alguns já o fizeram. Porém, na data do teu aniversário resolvi pedir-te perdão. Perdão pelas vezes que talvez eu sem dar-me conta possa ter sujado tuas ruas, jogando algum tipo de lixo, perdão por talvez ter poluído teus córregos e rios, te peço perdão por se alguma vez fiz barulho exagerado, perturbando teu silencio.
Leia mais...

Opinião Cuiabá, 300 anos!

Publicado em Quinta - 07 de Abril de 2011

O leitor pode se acalmar que o articulista não errou nas contas nem endoideceu. Todos sabemos que Cuiabá completa na próxima sexta-feira 292 anos de fundação. E todos nos regozijamos com a data, e rendemos nossas mais sinceras homenagens a esta terra. Se pudesse resumir Cuiabá, diria apenas a palavra oportunidade. Oportunidade de viver, de amar, de crescer, de conviver, de retribuir. Oportunidade de trabalhar, de casar, de ter filhos, de educá-los - tão cuiabanos quanto nós, paus-fincados, não o pudemos ser. Oportunidade de falar dgente, djuca, vôte, agora quando. Oportunidade de comer cabeça de pacu, dançar rasqueado, tomar guaraná ralado. Oportunidade de apelidar os amigos, e ser troçados por eles. Oportunidade de interagir com as gentes de todo canto e tipos que encontramos aqui. Enfim. Cuiabá é tudo isso e muito mais para cada um de nós.
Leia mais...